sexta-feira, 5 de agosto de 2022

URGENTE: SAIBA O QUE ACONTECEU COM O ESPÍRITO E A ALMA DE JÔ SOARES

 



Por professor João Moreno de Souza Filho.

            PERGUNTAS RESPONDIDAS NESTE ARTIGO:

1.      A ALMA E O ESPÍRITO DE JÔ SOARES SE SEPARARAM?

2.      A PERSONALIDADE E A IDENTIDADE DO JÔ SOARES PERMANECEM?

3.      SE JÔ SOARES MORREU, COMO ELE SERÁ JULGADO POR DEUS?

4.      JÔ SOARES ESTÁ CONSCIENTE?

 

PARTE I – SOBRE A INTEGRALIDADE DO SER

 HUMANO EM VIDA

            Em vida, o ser humano tem corpo, alma e espírito, personalidade, identidade, sentimentos, consciência. Após a morte, todos os aspectos imateriais do homem, permanecem vivos. 

            Jô Soares está, no mundo espiritual, vivo, consciente. 

 

4 – SOBRE A COMPLETUDE DO SER HUMANO

 O ser humano é indivisível, completo, integral, tanto nos seus aspectos físicos como nos aspectos internos, mentais e espirituais. Não há separação entre essas áreas. Assim, de acordo com a perspectiva bíblica, não existe ser humano completo somente com o corpo, ou somente com a alma ou somente com o espírito.

 

         PARTE II – PROVAS BIBLICAS DE QUE JÔ SOARES ESTÁ CONSCIENTE

1 - APÓS A MORTE, O QUE ACONTECE COM A PARTE IMATERIAL DO SER HUMANO, A ALMA E O ESPÍRITO?

Há quem diga que, após a morte, a alma e o espírito do pecador se separam: a alma vai para o inferno e o espírito volta para Deus. Quem ensina isso se baseia em Eclesiastes 12.7 que diz: “E o pó volte a terra, como era, e o espírito volta a Deus, que o deu”.

Porém isso é um equívoco grave, pois, Salomão, neste texto, não diz que a alma e o espírito se separam. Ele nem objetivou falar sobre a alma e o espírito. Na verdade, Eclesiastes, não é um livro de debate teológico sobre a alma e o espírito humanos. É um livro poético-filosófico, um livro de sabedoria, que fala, questiona, analisa, sobre o destino de todos os mortais. Por isso, quando Salomão disse que “o espírito volta a Deus”,  ele estava se referindo ao destino da parte imaterial do ser humano, como um todo.

Também precisamos entender que, na época de Salomão, o conhecimento sobre a dicotomia corpo e parte imaterial, e o conhecimento do Novo Testamento sobre a alma e o espírito, não estava formado, completamente.

2 - O QUE SIGNIFICA DIZER QUE “O ESPÍRITO VOLTA PARA DEUS” ?

Alguns pensam que esse texto indica que todos os espíritos humanos, após a morte, vão para o céu, incluindo o dos pecadores. Isso não condiz com a revelação bíblica sobre a vida após a morte no inferno.

“Voltar para Deus” indica: Voltar para o controle divino. Ele dará o destino dos espíritos humanos.

Diante da afirmação acima surgem uma pergunta:

Então quer dizer que o pecador, no inferno, está sob o controle de Deus? A resposta é sim. Foi Deus quem criou o inferno, e é ele quem manda os pecadores para lá. (Mateus 10.28; 25.41).

2 – APÓS A MORTE, A ESSÊNCIA IMATERIAL DO SER HUMANO PERMANECE INTEGRAL

Depois da morte, a personalidade do ser humano, sua essência que inclui a alma e o espírito, personalidade, mente, incluindo a consciência, permanecem unidas, não se separam. Somente o corpo se desintegra. Vejamos o que a Bíblia diz sobre isso:

 

A – APÓS A MORTE A CONSCIÊNCIA PERMANECE - LUCAS 16. 19 – 31

 No texto acima, sobre o que aconteceu ao rico e a Lázaro após a morte, observamos que:

·        Quem estava no hades não era o espírito nem a alma do rico. Era o rico, em pessoa. Ou seja: sua personalidade e sua essência imaterial estavam vivas. Da mesma forma, no seio de Abrão, quem estavam lá eram: Abraão e Lázaro;

·        Abraão e Lázaro foram identificados, pelo rico, como personalidades. Eram pessoas plenamente identificáveis, que tinham identidade;

·        Não se vê a alma ou o espírito de Lázaro, do rico e de Abraão separados;

·        Há visões no mundo espiritual. O rico viu lázaro e Abraão;

·        Houve diálogo entre  o rico e Abraão;

·        O rico ouvia Abraão e Abraão ouvia o rico;

·        O rico entendia o que Abraão falava e Abraão entendia o que o rico falava;

·        O rico sabia quem ele era. Ou seja, não perdeu sua consciência;

·        O rico teve lembranças da sua vida passada: de seus familiares;

·        O rico sabia o porque estava no hades (no inferno).

·        Esta parábola não é metafórica. ELA EXPRESSA A REALIDADE DOS PECADORES APÓS A MORTE.  Jesus jamais ensinaria baseando-se em algo que não fosse real, verdadeiro, que não tivesse existência.

REFUTANDO A TEORIA DO SONO DA ALMA

         Observa-se, nesta parábola, que Abraão, Lázaro e o rico não estavam dormindo, como defendem alguns. O rico e Abraão se comunicaram.

 

B – APÓS A MORTE, O SALVO ESTARÁ, NO CÉU, COM CRISTO - FILIPENSES 1. 21-25- Nesses versículos Paulo se identifica como uma pessoa cuja integralidade permanecerá depois sua morte:

Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho.
Mas, se o viver na carne me der fruto da minha obra, não sei, então, o que deva escolher.
Mas de ambos os lados estou em aperto, tendo desejo de partir e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor.
Mas julgo mais necessário, por amor de vós, ficar na carne.
E, tendo esta confiança, sei que ficarei e permanecerei com todos vós para proveito vosso e gozo da fé
, (ARC)
 

         Analisemos alguns aspectos dos versículos acima:

         “viver na carne.”

·        Paulo se identifica como um ser, como uma pessoa completa, que vive neste corpo.

·        Paulo também demonstra o profundo inter-relacionamento que há entre sua imaterialidade (alma, espírito, personalidade, mente, etc.) e o corpo. Dessa forma, a  vida humana é vivida no corpo.

“Tendo desejo de partir e estar com Cristo, por que isso é ainda muito melhor.”

·        Paulo deixa claro que há uma outra esfera de vida, ainda melhor, depois da morte.

·        O salvo experimentará essa nova esfera de vida.

·        A vida do salvo após a morte é melhor do que a vida aqui na terra, isso indica que o salvo experimentará aquela vida, ou seja, sentirá. Logo, haverá sentimentos após a morte.

“desejo de estar com Cristo.”

·        Paulo revela que, após a morte, quem estaria com Cristo seria ele, em pessoa  (não em corpo). Ou seja, após a morte, o salvo não perde sua identidade, nem sua personalidade. Seu lado espiritual permanece íntegro.

·        A vida do salvo após a morte não será inerte, pois...

·        Haverá relacionamento pessoal entre o salvo e Cristo. O salvo estará, portanto, com uma pessoa real. Cristo será identificado pelos salvos que morrerem.

·        Ao usar a expressão “estar com Cristo”,  Paulo falou de sua presença lá no céu, com Jesus, de maneira real. Assim como ele estava presente, com os cristãos, após sua morte, somente o seu corpo seria enterrado, mas ele, com sua essência espiritual, estaria, de fato, em outro lugar, no céu.

REFUTAÇÃO À TEORIA DO SONO DA ALMA APÓS A MORTE

Paulo não disse que estaria dormindo, no paraíso. Ele disse que após a morte estaria com uma pessoa real, Cristo. Se ele fosse ao paraíso dormir, como ele saberia que estaria com Cristo?

 

C – ABRAÃO, ISAC E JACÓ ESTÃO VIVOS - LUCAS 20.35-38

mas os que forem havidos por dignos de alcançar o mundo vindouro e a ressurreição dos mortos nem hão de casar, nem ser dados em casamento;
porque já não podem mais morrer, pois são iguais aos anjos e são filhos de Deus, sendo filhos da ressurreição.
E que os mortos hão de ressuscitar também o mostrou Moisés junto da sarça, quando chama ao Senhor Deus de Abraão, e Deus de Isaque, e Deus de Jacó.
Ora, Deus não é Deus de mortos, mas de vivos, porque para ele vivem todos.

         Analisemos alguns pontos importantes dos versículos acima:

·        “dignos de alcançar o mundo vindouro...”

Há um mundo real, após a morte que será alcançado não pela alma, nem pelo espírito, mas pela pessoa completa. Somente pessoas alcançam alguma coisa.

·        “não podem mais morrer”, “são como os anjos”, “são filhos de Deus e da ressurreição.”

Essas afirmações deixam claro que há vida real após a morte; que após a morte a parte imaterial do ser humano permanece completa, integral, por isso serão “como os anjos”.

·        “Deus não é Deus de mortos, mas de vivos, porque para ele vivem todos.”

Com essa afirmação, Cristo deixou claro que: Abraão, Isaque e Jacó, apesar de terem morrido aqui na terra, estavam vivos em outro mundo e que os mortos para os homens, estão vivos para Deus. É uma vida real.

REFUTAÇÃO À TEORIA DO SONO DA ALMA APÓS A MORTE

Estando Abraão, Isaque e Jacó, vivos, é uma forte refutação àqueles que dizem estar as almas dos salvos dormindo, em “berço esplendido”. A afirmação “são como anjos”, é uma pá de cal nessa doutrina, pois os anjos não estão dormindo.

 

D – OS SALVOS, COM SUAS PERSONALIDADES E IDENTIDADES, RETORNARÃO COM CRISTO PARA A RESSURREIÇÃO - 1 TESSALONICENCES 4.14-15

Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem Deus os tornará a trazer com ele.
Dizemo-vos, pois, isto pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. (ARC).


            Paulo, ao dizer “Deus os tornará a trazer com ele” (referindo-se aos salvos que morreram), deixou claro que quem retornará com Cristo, para o arrebatamento da igreja, não são as almas nem os espíritos daqueles que já morreram, mas as pessoas que morreram, ou seja, elas permanecem como são, no seu lado imaterial, completa, com suas personalidades, com alma e espírito íntegros.

        

E – A ESSÊNCIA DO LADRÃO DA CRUZ NÃO FICOU NA CRUZ - LUCAS           23. 42,43

        

disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso.


            Esta afirmação foi dita por Cristo, ao ladrão arrependido, na cruz, próximo à sua morte. Ela revela que:

         1 – Após a morte, o bandido não estaria mais na cruz, mas em um lugar real, o paraíso. Só quem estaria na cruz seria o seu corpo;

         2- O bandido estaria, em pessoa (e não o seu espírito e sua alma), mas ele, completamente, com suas personalidade, identidade, alma...

         2  - “Estarás comigo”- O relacionamento entre o bandido e Cristo continuaria depois da morte.

         REFUTAÇÃO À TEORIA DO SONO DA ALMA APÓS A MORTE

         O texto acima refuta o ensino cujo teor diz que os salvos mortos dormem. Ora, se bandido fosse para o paraíso dormir, como ele saberia que estaria com Cristo?

 

          F – OS MORTOS OUVEM -  JOÃO 5.28,29

         Já vimos, acima, em Lucas 16, que o rico ouviu Abrão e Abraão ouviu o rico. No texto deste tópico está escrito que todos os mortos, salvos e pecadores, OUVIRÃO Jesus chama-los para a ressurreição.  Diante dessa verdade fazemos algumas perguntas:

·        COMO ELES OUVIRÃO, SE NÃO TÊM OUVIDOS, TIPANOS, CÉREBROS? Com certeza não ouvirão através do corpo, que estará morto.

Esta afirmação deixa claro que o mundo espiritual é tão real como este mundo material. Lá tem vida real, essência real, e os mortos experimentam de toda a realidade espiritual, seja no paraíso ou no inferno.

OBS: OS MORTOS NÃO TÊM MAIS CONTATO COM O MUNDO DOS VIVOS. ELES NÃO NOS ESCUTAM, NÃO NOS VEEM NEM SE COMUNICAM COM OS VIVOS. O QUE A BÍBLIA REVELA, NO TEXTO ACIMA, É QUE ELES OUVIRÃO O CHAMADO PARA A RESSURREIÇÃO. ISSO SE DARÁ NO MUNDO ESPIRITUAL. 

 

G – MOISÉS E ELIAS APARECERAM IDENTIDADE PRÓPRIAS –                MATEUS 17

Sobre o episódio da transfiguração de Cristo, podemos dizer:

·         Moisés e Elias apareceram a Pedro, a Tiago e a João; 

·         Não foi uma visão, como alguns defendem. É impossível, três pessoas diferentes, com cérebros e intuições diferentes, terem a mesma visão, no mesmo local, com as mesmas perspectivas, ao mesmo tempo;

·         Foi uma aparição real;

·         Não foi a alma e o espírito de Elias e Moisés que apareceram;

·         Moisés e Elias tinham personalidade e identidade; Foram identificados por Pedro, Tiago e João. 

·         Eles conversavam com Jesus. Mais uma prova de que os mortos não dormem.

 

3 – COMO OS MORTOS ESTÃO CONSCIENTES SE ELES

 NÃO TÊM CÉREBROS?

O cérebro é o intermediário entre a alma: mente, raciocínio, etc. e o corpo. O cérebro transmite as ações mentais, os processos intelectuais para o corpo. O cérebro, sozinho, não seria capaz de raciocinar. Se o ser humano não tivesse alma e espírito, o cérebro seria, somente o controlador do corpo, porém não haveria mente racional, sentimentos espirituais, etc.

Como o homem tem alma e espírito, essas partes espirituais permanecem integrais após a morte. Por isso, o ser humano, após a morte, não necessita do cérebro.

 

4        - COMO AS PESSOAS SERÃO JULGADAS APÓS A MORTE SE O CORPO MORREU?

Apesar de a parte imaterial do ser humano (a alma e o espírito) permanecerem vivas, integrais, após a morte, O SER HUMANO SÓ É COMPLETO COM O CORPO, A ALMA E O ESPÍRITO.  Por isso haverá a ressureição, e todos serão julgados no corpo. Os salvos em corpos glorificados, no Tribunal de Cristo, e os pecadores em corpos naturais.

 

 

CONCLUSÃO

Após a morte há existência, vida reais. A consciência, a mente, a personalidade, a essência do ser humano não desaparece. Os pecadores sabem onde estão e porque foram para lá (o inferno). Os salvos estarão com Cristo, terão contato com Ele. É impossível estar com Cristo sem ter contato com Ele.

 

A Deus toda a glória!


João Moreno de Souza Filho,

Mestre em Ciências da Educação;

Professor e Escritor de Teologia. 


LEIAM OS ARTIGOS: 

REVELADA A ORIGEM DA MORTE DO MC KEVIN CLICK AQUI


POR QUE A MORTE DOS SANTOS É PRECIOSA PARA DEUS? CLICK AQUI!

Nenhum comentário: