segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

CELULARES E TABLETS NAS IGREJAS, UMA REFLEXÃO BÍBLICA

"Guarda o teu pé, quando entrares na casa de Deus; porque chegar-se para ouvir é melhor do que oferecer sacrifícios de tolos, pois não sabem que fazem mal." Eclesiastes 5.1.

Esta foto foi tirada em um templonos Estados Unidos. Vejam
como a filha segue o exemplo de sua mãe e
como o laptop tirou a atenção do Senhor.
Nesta fileira, só a mulher, de blusa
branca, presta, realmente atenção. 

Ontem, 03 de fevereiro, eu comprovei algo que não queria acreditar, na Assembléia de Deus, Belém, Pindamonhangaba. 

Eu não fui ao púlpito, me sentei no último banco. A minha surpresa foi que, na minha frente, tinha uma adolescente, que tinha uns 16,17 anos, enviando mensagem pelo celular. No outro banco, da fileira ao lado, uma mulher, casada, estava navegando em seu tablet, abrindo várias janelas. 

Antes de apresentar meu posicionamento sobre isso, convido você, leitor, a refletir comigo:

  1. A CULTURA MUDA COM O TEMPO E AS PESSOAS ABRAÇAM AS NOVAS TECNOLOGIAS. 
  2. A TECNOLOGIA TAMBÉM CHEGOU À RELIGIÃO, ASSIM, NÃO VEJO FALTA DE RESPEITO CANTAR UM HINO OU LER A BÍBLIA PELO TABLET. 
  3. PORÉM É NECESSÁRIO FAZER UMA DISTINÇÃO: NÃO É PORQUE PODEMOS LER A BÍBLIA, NUM CULTO, QUE PODEMOS LEVAR REVISTAS PARA LER. NÃO É PORQUE  PODE-SE USAR TABLETS PARA CANTAR E LER A PALAVRA DE DEUS QUE TEMOS A LIBERDADE PARA ACESSAR SITES, MANDAR MENSAGENS. 
  4. A TECNOLOGIA PODE VICIAR O CÉREBRO, A TAL PONTO QUE A PESSOA NÃO CONSEGUE DISTINGUIR EM QUAL LOCAL DEVE, POR EXEMPLO, USAR SEU CELULAR, SEU COMPUTADOR, SEU TABLET. ASSIM, AS PESSOAS QUE USAM ESSES EQUIPAMENTOS NAS IGREJAS, NA ESCOLA, NO TRABALHO, ETC, PODEM ESTAR VICIADAS, PRESAS, E ELAS NÃO SE APERCEBEM DISSO. 
Agora permitam-me analisar o comportamento das duas irmãs sobre as quais me referi no início do texto: A irmã casada, fechou seu tablet e cultuou a Deus, com reverência. A jovem adolescente só parou de mandar mensagem depois que seu namoradinho, que estava cantando no conjunto de adolescentes e jovens, chegou perto dela. A partir dai eu fui descobrir que o senhor, que estava sentado ao meu lado, era pai da jovem, dai eu dei graças a Deus por não ter repreendido aquela adolescente, pois, SE UM PAI, PRIMEIRA LINHA DE AUTORIDADE SOBRE OS FILHOS, DEPOIS DE DEUS, NÃO FAZ NADA, QUEM SOU EU PARA FAZER? Não é a toa que aquela jovem adolescente e seu namorado não tinham levado bíblia para o culto. 

UM POUCO SOBRE A ATENÇÃO.

Se alguém quer chamar a atenção do público para uma mensagem central, principal, ELE NÃO PODE ENVIAR OUTRA MENSAGEM CONCORRENTE PARA O PÚBLICO, POIS, NESSE CASO, AS PESSOAS NÃO DISTINGUIRÃO, NO CÉREBRO, QUAL É A MENSAGEM CENTRAL. Isso quer dizer que toda mensagem que é enviada juntamente com uma principal, ela prende, também, a atenção, se não fosse assim não haveria sentido enviá-la. Diante disso os pastores precisam decidir qual mensagem querem que o público preste atenção, se na pregação ou nos avisos no data show, se as duas mensagens estiverem juntas, elas competirão entre elas e se enfraquecerão. 

Esta verdade também vale para os laptops, tablets e telefones celulares nas igrejas. Esses aparelhos tiram a atenção da pregação pois exigem um esforço do cérebro, da visão, das mãos, para que a pessoa leia as mensagens que estão neles. 

QUAIS SÃO AS RAZÕES PELAS QUAIS MUITOS EVANGÉLICOS USAM OS TABLETS PARA ACESSAR A INTERNET E OS CELULARES PARA MANDAREM MENSAGENS NOS CULTOS?
  1. FALTA DE LIMITES- Quando não se tem um referencial, um limite, as pessoas tendem a passar dos limites. Isso acontece, principalmente entre adolescentes e jovens, que sem referencial, não conseguem distinguir entre o certo e o errado. 
  2. FALTA DE POSICIONAMENTO DOS PAIS - Não é porque já é adolescentes que os pais devem se calar. Os pais devem ser o referencial para seus filhos enquanto viverem, principalmente enquanto os filhos estiverem na fase da adolescencia. 
  3. FALTA DE EXEMPLO- Há, na igreja, muitos adultos, obreiros, que usam celulares e tablets nas igrejas. A mensagem que eles passam para os adolescentes e jovens é: isso é possível, não tem erro nisso. Mesmo que esses irmãos usem os tablets para ler a bíblia, é necessário informar, como psicopedagogo, que no tablet não tem somente a bíblia, tem jogo, mensagens, cores, sons, imagens, internet, ou seja, HÁ DIVERSÃO, e  muitos adolescentes ainda não conseguem transitar por esse caminho corretamente. Logo, o certo que aqueles obreiros fazem, (ler a bíblia no tablet), pode se tornar um risco para os adolescentes. 
  4. FALTA DE POSICIONAMENTO DOS PASTORES LÍDERES -  A função do pastor não é simplesmente ser bonzinho, agradar os irmãos. Ele é o líder e o guia. É preciso que ele tenha um posicionamento claro sobre certos temas para que a igreja o siga. Se não for assim, cada um fará o que pensa no culto. 
HOJE É COMUM PESSOAS, NAS IGREJAS, USAREM SEUS CELULARES PARA ACESSAREM REDES SOCIAIS, O WatSapp. Por isso, concluo com Eclesiastes 5.1, que diz, enfaticamente: "Guarda o teu pé, quando entrares na casa de Deus; porque chegar-se para ouvir é melhor do que oferecer sacrifícios de tolos, pois não sabem que fazem mal." O que aprendemos com esse texto?


- "guardar o pé" - Atitude de reverência na casa de Deus. 
- "Não se dedicar a ouvir, aprender no culto, é atitude de tolo". 
- Atitude de irreverência no culto faz mal, para o irreverente, para quem está perto, e para a futura geração que crescerá sem um referencial.


Que aquela jovem, seu namorado e seu pai tenham oportunidade de ler esse texto. 

João Moreno de Souza Filho.
Ministro do Evangelho.
Prof. de Teologia. 
Jornalista. 
Psicopedagogo. 

VOCÊ JÁ ADQUIRIU O LIVRO DECIFRANDO OS CÓDIGOS DO MAL?


O livro MAIS ESPERADO PELO PÚBLICO EVANGÉLICO.  
Clicke AQUI E SAIBA COMO ADQUIRIR O LIVRO IDEAL PARA O MOMENTO. 





17 comentários:

Carlos Roberto Silva, Pr. disse...

Caro amigo e pastor
Professor João Moreno,

Grato pela indicação deste post lá no Facebook!
Além de incluir seu excelente blog no meu bloglist lá no Point Rhema, acabo de postar uma indicação da sua reflexão. Muito bem vinda!

Confira lá:

http://www.pointrhema.blogspot.com.br/2013/02/uso-de-celulares-e-tablets-na-igreja.html

Xavier Campos Joaquim disse...

Excelente reflexão para nossos dias. Parabens prof.João Moreno.
Que Deus abençoe.

O FAROL disse...

Obrigado pastor Carlos. O senhor tem feito um excelente trabalho no Point Rhema.

Deus abençoe ainda mais seu trabalho.

O FAROL disse...

Amém irmão Xavier Campos Joaquim. Ore por nós para Deus continuar nos ajudando.
Prof. João Moreno.

Pr. Ezequiel Silva. disse...

Professor Pr. João Moreno, primeiramente parabenizá-lo pelo brilhante texto. Não que nós evangélicos somos também rotulados de antitecnológicos (talvez até somos). Fico estarrecido diante de um fato: pregadores que estão trocando a antiga Bíblia o Livro Santo, por Bíblias online. E pregam com aquele aparelho móvel na mão como que se querendo exibir. Leve o tablet mas não deixa o Livro Santo fundeado em alguma prateleira por aí, porque foi nele que começamos. Exibição, arrogância, soberba de algum pregadores eletrônicos. #É o que penso!!

O FAROL disse...

Concordo plenamente com o senhor, pastor Ezequiel Silva. Precisamos manter a pureza e a simplicidade do evangelho, pois caminhamos para um tempo no qual nossos cultos serão meros espetáculos da fé.

Evangelico Protestante disse...

Concordo com seu texto. Temos que ter limites, bom senso, responsabilidade e respeito pelo momento em que nos reunimos para cultuar a Deus. entretanto, não vejo com maus olhos o fato de alguém lançar mão da tecnologia a serviço do Reino. Uso diversas Bíblias no smartphone e realmente são um grande auxílio no estudoda palavra de Deus. Como psicopedagogo, creio que o irmão esteja familiarizado com as inovações tecnológicas nas escolas. Os alunos usam tablets com ebooks, em vez de carregarem dezenas de livros pesados. Os professores usam lousas com sistema touch screen etc. É uma inovação tecnológica que veio para auxiliar. Não podemos, porém, ficar reféns da diversão contida nestes aparelhos, a ponto de se tornar um vício.
Quanto à substituição da Bíblia por tablets, os adeptos do parnasianismo guttemberguiano, deveriam saber que antes da Bíblia ter este formato e esta capa, foi escrita em papiro, pergaminho, placas de argila etc... Hoje, a Bíblia tem formato eletrônico, quem sabe, daqui a algum tempo, não usaremos mais papel. Que todas as inovações tecnológicas, como revelações de Deus que são, sejam usadas para o louvor dEle.

Evangelico Protestante disse...

O Livro Santo, já foi rolo, papiro, pergaminho, tablete de argila etc... Devemos voltar a estes formatos também?

O FAROL disse...

Acredito que o Evangelico Protestante não entendeu, completamente, o texto, que critica o ato de enviar mensagens e navegar na internet pelo tablet.

Reforço o fato de um tablet, um celular, serem meios de diversão, também. Neles há cores, músicas, internet,jogos, etc. Se um adolescente, uma criança observam adultos utilizando o tablet, eles poderão interpretar mal, principalmente pela falta de experiência e maturidade. E nessas idades, o que fica gravado no cérebro é o que foi aprendido.

É MUITO DIFÍCIL, REPITO, DIFICÍLIMO um adolescente, vencer a tentação dos tablets. O PROBLEMA NÃO ESTÁ SOMENTE EM UTILIZAR AS NOVAS TECNOLOGIAS, mas como as novas gerações encaram o culto a partir da geração mais madura. E se nessa época há falta de respeito, enviam mensagens nos cultos, navegam na internet, É PORQUE NÃO HOUVE APRENDIZADO, NÃO HÁ CONTROLE.

Mesmo que o Evangelico Protestante consiga só usar bíblia, no tablet, AS PESSOAS VICIADAS EM NOVAS TECNOLOGIAS NÃO CONSEGUIRÃO.

UM OUTRO PONTO IMPORTANTE: QUEM NÃO COSTUMA LER A BÍBLIA, VAI LER A BÍBLIA NO TABLET? AS NOVAS TECNOLOGIAS PRODUZEM AMOR PELA PALAVRA NA VIDA DAQUELES QUE NÃO TÊM O COSTUME DE LER UM LIVRO SEQUER EM CASA?

POR ISSO ISSO É UMA FACA DE DOIS GUMES, POIS TABLET NÃO É BÍBLIA, É UM INSTRUMENTO, UM APARELHO DE DIVERSÃO, INFORMAÇÃO, ETC.

Abraços.

Prof. e Evangelista João Moreno

Anônimo disse...

acho interessante, não é o fato de se ler a bíblia na igreja através de um tablet, o que me impressiona é o fato de não vermos estas pessoas que carregam esse dispositivo portátil lendo a bíblia em lugares públicos, é só facebook, mas não querem ver a face de Deus no book (livro)

SEMEADOR. disse...

MUITO BOM ,QUE PENA QUE NEM TODOS TENHAM ESSE ENTENDIMENTO.

Natanael S. Pinto disse...

Boa tarde, Paz seja contigo!
Prezado amigo,quero parabenizar pela iniciativa de postar algo que já esta em meu coração algum tempo, que tem incomodado muito ref. esta atitude do uso dos celulares e tablet nos cultos como desculpa de usar a biblia.
Esta muito bem colocado a postagem; Deus continue abençoando.

abraços
Pr.Natanael S. Pinto
http://www.prnatanaelsp.com.br

Daniel Pereira disse...

eu não vejo problema algum prego isso pois vivo isso, lei a bíblia no meu tablet. em filas de hospitais, na hora do almoço quando estou no trabalho, e é uma ferramenta de Deus na terra, verdadeiramente e de Deus isso. só que a TV e do diabo, Rádio e do diabo, internet etc. dizendo que afastaria o povo da fé e etc. na minha opinião e bobagem acha que um tablet, posso desvia a atenção na igreja e se distrair para quer serve o ensinamento na igreja, escola dominical e etc
a tecnologia ta ai quem vive sem celular hoje. se e errado na igreja também e errado fora. se não seriamos fariseus prega uma coisa e vive outra. a palavra tem que ser distribuída mesmo e ser possível de aceso a todos.

O FAROL disse...

Daniel Pereira, entendo. Porém não se esqueça que Bíblia é Bíblia, Tablete NÃO É BÍBLIA, É UM COMPUTADOR. Assim, quem tem tablet, não o tem por causa da Palavra de Deus, mas pelos seus dispositivos, pelo divertimento. Me preocupo com o uso de tablets nos templos porque os adolescentes e as crianças não vêem nele a Palavra de Deus, mas um instrumento de diversão, interação, informação. Como são inexperientes, eles podem, facilmente, usar esse instrumento de forma errada, nas igrejas. É questão de cultura. Se esse comportamento se torna normal, daqui a 10, 20 anos teremos sérios problemas nos cultos evangélicos. Por isso penso no que a Bíblia diz, poeticamente: "um abismo chama outro abismo." Isso tem uma mensagem profunda. Não acho bom inovar demais naquilo que é sagrado, litúrgico.
Em Cristo.

Prof. e evangelista João Moreno.

Jeferson Larry disse...

isso tudo é um sintoma e não a causa, temos que tratar a causa que os sintomas desaparecem.
as igrejas viraram um grande comercio, um lugar de entretenimento de pessoas, as igrejas deixaram de ser a coluna e firmeza da verdade.. e vou ser um pouco mais radical, teatros, coreografias, até o data show dentro da igreja, ajudou a o povo não trazer mais bíblia para a igreja.
quem dirá o celular e o tablet, mais isso tudo é permissão de Deus...
a postagem foi boa, mais acho que o irmão pegou leve demais,(Jesus disse se teu olho te faz pecar, ARRANCA ELE) e não disse pinga um colírio que melhora.
o problema é que a grande maioria esta com o colírio, porque arrancar dói no bolso.(DIZIMO)
mais amém, vamos pra frente.
A paz do senhor.

O FAROL disse...

Concordo com você, Jeferson Larry. Muitos cristãos estão doentes, e essa doença espiritual está prejudicando a comunhão nas liturgias sagradas.

Abraços.

prof. João Moreno.

Séries 24 Horas Por Dia disse...

É pecado ler a Bíblia no celular em casa ao invés de ler o livro? Eu acho assim que o livro é mais difícil ler do que o celular e são as mesmas coisas só que eu não leio na igreja, eu quero ver se é errado ler em casa?