terça-feira, 29 de agosto de 2017

O PODER DO EVANGELISMO POR CARTA

O PODER DO EVANGELISMO POR CARTA


Há diversas áreas importantes na evangelização, e dentre elas destaca-se as técnicas de comunicação da Palavra de Deus.
Dentre as estratégias evangelísticas, as mais conhecidas são: evangelismo em massa, grupos familiares, evangelismo pessoal, distribuição de literaturas, etc.
Porém, uma estratégia evangelística é pouco valorizada, mais é, para mim, uma das mais eficientes. Estou falando sobre o EVANGELISMO POR CARTAS. Isso mesmo, por cartas escritas e enviadas pelos correios.
Esse método é mais eficiente do que o evangelismo pelas redes sociais: e-mails, WhatsApp, salas de bate-papo, etc. 

O PROBLEMA DAS MÍDIAS PARA A COMUNICAÇÃO:  As mídias sociais não são essencialmente meios de comunicação. Elas são, principalmente, meios diversionais, ou seja,  através delas as pessoas buscam passar tempo, se divertir, relaxar. Até mesmo onde há interatividade entre as pessoas elas procuram relaxar, desabafar, se desestressar.
Por isso, é comum uma pessoa conversar com várias outras pessoas ao mesmo tempo, e falando assuntos totalmente diferente. Isso dispersa a atenção, pois o cérebro não se fixa em um conteúdo principal, nem valoriza uma mensagem importante, pois todas as mensagens que chegam têm a mesma importância.

O DESCARTE DO IMPORTANTE A maioria das pessoas quando estão  conversando com várias pessoas em uma rede social, quando se deparam com uma mensagem que exige atenção principal para ser entendida, preferem deixar essa mensagem para ser vista depois, ou descarta imediatamente. Isso acontece, principalmente quando o conteúdo é evangelístico-religioso.

A IMPORTÂNCIA DA  UTILIZAÇÃO DAS CARTAS NA EVANGELIZAÇÃO

No período que lecionei no IBAD (Instituto Bíblico das Assembleias de Deus), em Pindamonhangaba, SP, os meus alunos de evangelismos tinham o dever de evangelizar por cartas pessoas em suas cidades.
Eles aprendiam a elaborar uma carta evangelística, todos participavam do trabalho. Os resultados foram promissores, e muitas pessoas aceitaram a Cristo como salvador e outras voltaram para a igreja, isso através de uma carta social que custava, na época, R$ 0,01.
Um outro rapaz elaborou, durante um ano, 800 cartas evangelísticas,  sozinho, e as enviou.

MAS POR QUE A CARTA EVANGELÍSTICA É TÃO EFICIENTE PARA A IGREJA E PARA A EVANGELIZAÇÃO?

1) TRABALHO PARA OS TÍMIDOS -  Um projeto (falei um projeto) de evangelismo por carta organizado, consistente, ajuda as pessoas que têm acanhamento do contato direto do evangelismo pessoal a evangelizar. Através da carta, do conforto do lar, qualquer um pode elaborar uma boa carta evangelística. Assim, um projeto dessa natureza dinamiza a igreja, leva adolescentes e jovens a se tornarem ativos e se sentirem úteis na obra de Deus.

2) A IMPORTÂNCIA PARA QUEM RECEBE UMA CARTA -  A maioria das pessoas recebem, pelos correios, cartas de cobranças. Dificilmente elas recebem uma carta falando sobre Jesus, principalmente uma carta específica, direcionada aos problemas que ela enfrenta. Isso é animador, reconfortante.

3) O BAIXO CUSTO DO PROJETO -  Uma igreja que se envolve nesse projeto gastará pouco, pois os membros que participarem dessa ação se responsabilizarão por escrever, envelopar e enviar as cartas para os correios.  Se 100 crentes, em uma igreja, se comprometerem a evangelizar 10 pessoas através de cartas, por mês, 100 pessoas serão evangelizadas sem que a igreja tenha muito custo.

CARTAS TEMÁTICAS
É possível ter cartas temáticas: “o poder do perdão”, “requisitos para o pecador ser salvo”, etc.  Dessa forma a igreja pode ter um banco de dados de cartas evangelísticas e disponibiliza para as pessoas para que elas as enviem, usando seus nomes (nome pessoa física) para seus amigos de trabalho, escola, etc.

POR QUE O REMETENTE TEM QUE SER UMA PESSOA FÍSICA:  É mais pessoal. Além do mais cada crente deverá enviar carta para seu amigo, para uma pessoa conhecida, e isso gerará vínculos entre as pessoas evangelizadas e os remetentes.  Cartas dessa natureza podem levar as pessoas evangelizadas a procurarem quem enviou a carta.
Uma carta usando o nome da igreja (pessoa jurídica), é mais cara do que uma carta cujo remetente é uma pessoa física.

COMO ELABORAR UMA CARTA EVANGELÍSTICA
Para que uma carta evangelística seja eficiente, é preciso que vários princípios sejam seguidos: o vinculo do remetente com o destinatário, o conhecimento que o remetente tem sobre os problemas que o destinatário enfrenta, a linguagem, a formação do remetente, a escolha de versículos e de argumentos que serão usados na carta, etc.


Um seminário sobre evangelismo poderá dinamizar sua igreja e incentivar os adolescentes e jovens para a prática da evangelização e ampliar o número de novos convertidos.































5 comentários:

Anônimo disse...

Como enviar por correio ?
Vc tem que saber o endereço ou só vc enviar q eles colocam na caixa da pessoa??

Unknown disse...

Paz. Sim. Vc. precisa saber o endereço da pessoa para os correios enviar.

Unknown disse...

Quero trabalhar com evangelismo através de cartas mas ainda não sei o que escrever acho que tudo que escrevo é insuficiente para alcançar o pecador.tem como me enviar algumas cartas convites.

José Carlos Silva Pereira disse...

Vou iniciar evangelização via cartas

O FAROL disse...

Amém, irmãos. Aguardem um curso de evangelismo por carta que será lançado pela internet. Vocês terão acesso a aulas online, a modelos de cartas para diversos tipos de pecadores. Vocês serão feitos, por Jesus, em "pescadores de homens."