domingo, 6 de março de 2016

ESSA TERRA SERÁ RENOVADA OU DESTRUÍDA? A BÍBLIA RESPONDE


Muitos gostam de debates escatológicos, já outros não. Porém o debate é saudável. Para os amantes da Escatologia, para os grupos de EBD, os sites escatológicos, aqui vai mais um tema. 

Usem esse espaço para se posicionar, falar, ele é para isso. 




ESSA TERRA SERÁ RENOVADA OU DESTRUÍDA? A BÍBLIA RESPONDE

A Bíblia proíbe, EXPRESSAMENTE, de irmos, no estudo bíblico, ALÉM DA PALAVRA. Essa recomendação está clara em 1 Coríntios 4.6:

“...para que em nós aprendais a não ir além do que está escrito...”

Em Escatologia, há várias interpretações, mas AS INTERPRETAÇÕES SÓ PODEM SER ACEITAS SE FOREM COERENTE COM O QUE ESTÁ ESCRITO. O QUE PASSAR DISSO É HUMANO,    FERE AS ESCRITURAS.

Já falei, anteriormente, que a Nova Jerusalém não está, no texto sagrado (Ap. 21,22), ligada ao Milênio (clik e leia o artigo: NÃO CONFUNDAMOS O MILÊNIO COM O ESTADO ETERNO). A Nova Jerusalém está inserida, no texto sagrado da nova terra, dos novos céus, em Ap. 21 e 22.

AQUI NÃO É QUESTÃO DE INTERPRETAÇÃO OU DE VISÃO, É BÍBLIA, A PALAVRA SANTA DO ETERNO DEUS.

Se alguém discordar disso, afirmando que a Nova Jerusalém estará, nessa terra, no Milênio, acima da Jerusalém terrestre, visível para todos os homens, como um satélite da terra, QUE PROVE ISSO NA BÍBLIA, COM CLAREZA, E MOSTRE QUAL FOI O APÓSTOLO QUE AFIRMOU ISSO, INDICANDO, INCLUSIVE, O TEXTO NO QUAL ESTÁ ESCRITO ISSO.

Agora vamos falar sobre o tema desse artigo, a destruição ou a renovação da terra.

A lição 12 da CPAD, Tópico I, item  1 e no tópico II, item 1, diz claramente: “A terra passará por um processo de  transformação...” “Os céus e a terra serão purificados...”  SERÁ QUE ESTA INFORMAÇÃO ESTÁ NO TEXTO SAGRADO? VAMOS LÁ.

ISAÍAS 65 17 “Porque, eis que eu CRIO novos céus e nova terra.” O verbo é CRIAR, e não renovar.

2 PEDRO 3.7,10,11 –

          V. 7 – “Mas os céus e a terra que agora existem, pela mesma palavra, SE RESERVAM, COMO TESOURO, PARA O FOGO...”
          V.10 – “Mas o dia do Senhor virá, como um ladrão. Os céus e a terra PASSARÃO COM GRANDE ESTRONDO,     E OS ELEMENTOS, ARDENDO EM FOGO, SE DESFARÃO. A terra e as obras que nela há serão descobertas.
          V.11 – “Ora, uma vez que todas essas coisas hão de ser assim DISSOLVIDAS, que pessoas não deveis ser em santidade e piedade.”

          ALGUÉM ENCONTROU AS PALAVRAS, RENOVAÇÃO, TRANSFORMAÇÃO? Elas não se encontram no texto.

            O TEXTO DE PEDRO É CLARO AO AFIRMAR:

  1.        Tudo perecerá.
  2.         Os céus "passarão" com "grande estrondo" (explosão).
  3.        Os elementos da terra "ardendo, se desfarão" (dissolverão). 
  4.        Tudo "SE QUEIMARÁ".
   Pedro não falou de renovação, mas de destruição total.  

   Logo depois, Pedro disse, no v. 3: "Nós aguardamos novos céus e nova terra". Isso resolve tudo. A nossa esperança não está nessa terra, nem nesse céu, que serão destruídos, mas no novo céu e na nova terra que virá, depois. 

   E O QUE DIZER DE Is. 34.4, que siz: "Todo o exercito dos céus se gastará, E OS CÉUS SE ENROLARÃO?"

   AGORA, VEJAMOS O QUE JOÃO DISSE:

   "E VI UM NOVO CÉU, E UMA NOVA TERRA, PORQUE JÁ O PRIMEIRO CÉU E A PRIMEIRA TERRA PASSARAM..." (Ap. 21.1).

    Nesse texto o apóstolo é claro ao afirmar:

    1) O PRIMEIRO CÉU E A PRIMEIRA TERRA PASSARAM. 
     2) SE HOUVE O PRIMEIRO, TEM QUE HAVER O SEGUNDO. 
    3) QUAL É O SEGUNDO CÉU E A SEGUNDA TERRA, NO TEXTO: O NOVO CÉU E A NOVA TERRA. 
    4) JOÃO DISSE "PASSARAM", SE PASSARAM, JÁ NÃO É MAIS, NÃO EXISTEM MAIS. 
    5) No texto de João também não há espaço para renovação.ELE NÃO VIU A TERRA RENOVADA. ELE VIU QUE A TERRA PRIMEIRA PASSOU, E VIU A NOVA TERRA. 

Sobre isso vejamos o que Russell Norman Champlin, Ph. D., diz:

          “Haverá uma reversão ao fogo primário. Não será apenas uma renovação. Será uma total aniqulação. Isso criará tremendo ruído. No grego temos “roidzhdon”, um  advérbio que significa “sibilante” (aplicação às serpentes”, “farfalhante” (aplicado ao movimento rápido das asas dos pássaros)...” O que isso indica? QUE A DESTRUIÇÃO DA TERRA SERÁ RÁPIDA E RUIDOSA.
         
          SERÁ UMA DESTRUIÇÃO COMPLETA:  
          O texto fala de “seus elementos”, “suas obras”. Tudo, na terra, será destruído, dissolvido. Ora, meu Deus, algo que é dissolvido, não é renovado.     

OS TJS FALAM SOBRE A RENOVAÇÃO DA TERRA, mas nós, das Assembleias de Deus, não concordamos, com isso.

JESUS FECHA A QUESTÃO:

Jesus disse: "O CÉU E A TERRA PASSARÃO", (Mt. 24.35). Ele não disse: "serão renovados", mas "passarão". Creio que isso fecha a questão. 

          POR QUE ME POSICIONO, AQUI? - Algumas pessoas me criticaram, porém não anularam meus argumentos, porque eu fui de encontro à lição da CPAD. Porém elas precisam saber que:


  •           Sou amante da Palavra de Deus, e não das teorias.
  •            Eu aprendi, nas Assembleias de Deus, que a terra será destruída. Se há divergência, hoje, a denominação precisa corrigir, para ver qual posicionamento se posiciona mais da Bíblia.
  •           Já dei aula para mais de 3.000 alunos, muitos deles são pastores, e até pastores presidentes. Eu mantenho contato com muitos ex-alunos, debatendo, conversando, e isso é muito saudável. Esse espaço é usado exatamente para isso: debater, questionar, disseminar o conhecimento teológico. Há algum mal nisso?
  •           Como escritor da Palavra, gosto de debates sobre a Bíblia, isso é bom e saudável.
  •            Não critico a revista da EBD, da CPAD, que é muito valiosa para a denominação, mas me posiciono pelo seguinte: a verdade da Palavra vale mais do que qualquer instrumento e do que qualquer instituição religiosa.
       
          MAS ESSES ENSINOS NÃO COMPROMETEM A SALVAÇÃO!
          Alguém pode usar esse argumento para  me criticar, ou para relevar o erro.
          Respondo com o seguinte argumento: NADA HÁ MAIS PRECISO, PARA DEUS, DO QUE A SUA PALAVRA.  Se Ele a deu ao seu povo, com certeza, Ele deseja que ela seja ensinada com veracidade. É necessário sermos fieis ao texto sagrado.
         
          Viralizem esse texto, para que para que esse erro seja corrigido.

NÃO DEIXE DE LER, CLIKANDO ABAIXO:

NÃO CONFUNDAMOS O MILÊNIO COM O ESTADO ETERNO

          Em Cristo,
João Moreno S. Filho.

Professor, escritor, Jornalista, Psicopedagogo.

4 comentários:

jota be disse...

muitos andam afirmando que reinaremos durante o milênio,aqui nesta terra, após recebermos corpos glorificados.inclusive,afirmam,que seremos prefeitos,governadores,vereadores,etc.qual é a lógica disso:corpos espirituais misturados com corpos materiais numa só terra?
joão batista(AD BH)

Bíblia mix disse...

Hoje pela manha,na Ebd,enfrentei a mesma resistência de alguns alunos e professores,os quais,influenciados pela visão de nosso comentarista(o qual,por sua vez,deve ter sido influeciado pelos TJ ou adventistas) desco nsideram as inumeras referencias bíblicas que deixam claro a destruição,aniquilação da terra e céus, e náo apenas uma renovação. Parabéns por seu trabalho! está fundamentado nas escrituras, e isto é a única coisa que realmente importa.




O FAROL disse...

Obrigado "Bíblia Mix". Infelizmente a maioria dos crentes assembleianos só repetem ideias. Eles não conferem os ensinos com o que está escrito na Bíblia Sagrada.

Pode imprimir essa matéria e mostrar para seus alunos.

Deus te abençoe.

João Moreno.

jota be disse...

tive confronto com meu professor que afirmou que a terra será renovada e não destruída.para isto me citou vers´do antigo testamento que diz:gerações passam, mas a terra permanece para sempre.faz sentido?