domingo, 6 de março de 2016

ESSA TERRA SERÁ RENOVADA OU DESTRUÍDA? A BÍBLIA RESPONDE


Muitos gostam de debates escatológicos, já outros não. Porém o debate é saudável. Para os amantes da Escatologia, para os grupos de EBD, os sites escatológicos, aqui vai mais um tema. 

Usem esse espaço para se posicionar, falar, ele é para isso. 




ESSA TERRA SERÁ RENOVADA OU DESTRUÍDA? A BÍBLIA RESPONDE

A Bíblia proíbe, EXPRESSAMENTE, de irmos, no estudo bíblico, ALÉM DA PALAVRA. Essa recomendação está clara em 1 Coríntios 4.6:

“...para que em nós aprendais a não ir além do que está escrito...”

Em Escatologia, há várias interpretações, mas AS INTERPRETAÇÕES SÓ PODEM SER ACEITAS SE FOREM COERENTE COM O QUE ESTÁ ESCRITO. O QUE PASSAR DISSO É HUMANO,    FERE AS ESCRITURAS.

Já falei, anteriormente, que a Nova Jerusalém não está, no texto sagrado (Ap. 21,22), ligada ao Milênio (clik e leia o artigo: NÃO CONFUNDAMOS O MILÊNIO COM O ESTADO ETERNO). A Nova Jerusalém está inserida, no texto sagrado da nova terra, dos novos céus, em Ap. 21 e 22.

AQUI NÃO É QUESTÃO DE INTERPRETAÇÃO OU DE VISÃO, É BÍBLIA, A PALAVRA SANTA DO ETERNO DEUS.

Se alguém discordar disso, afirmando que a Nova Jerusalém estará, nessa terra, no Milênio, acima da Jerusalém terrestre, visível para todos os homens, como um satélite da terra, QUE PROVE ISSO NA BÍBLIA, COM CLAREZA, E MOSTRE QUAL FOI O APÓSTOLO QUE AFIRMOU ISSO, INDICANDO, INCLUSIVE, O TEXTO NO QUAL ESTÁ ESCRITO ISSO.

Agora vamos falar sobre o tema desse artigo, a destruição ou a renovação da terra.

A lição 12 da CPAD, Tópico I, item  1 e no tópico II, item 1, diz claramente: “A terra passará por um processo de  transformação...” “Os céus e a terra serão purificados...”  SERÁ QUE ESTA INFORMAÇÃO ESTÁ NO TEXTO SAGRADO? VAMOS LÁ.

ISAÍAS 65 17 “Porque, eis que eu CRIO novos céus e nova terra.” O verbo é CRIAR, e não renovar.

2 PEDRO 3.7,10,11 –

          V. 7 – “Mas os céus e a terra que agora existem, pela mesma palavra, SE RESERVAM, COMO TESOURO, PARA O FOGO...”
          V.10 – “Mas o dia do Senhor virá, como um ladrão. Os céus e a terra PASSARÃO COM GRANDE ESTRONDO,     E OS ELEMENTOS, ARDENDO EM FOGO, SE DESFARÃO. A terra e as obras que nela há serão descobertas.
          V.11 – “Ora, uma vez que todas essas coisas hão de ser assim DISSOLVIDAS, que pessoas não deveis ser em santidade e piedade.”

          ALGUÉM ENCONTROU AS PALAVRAS, RENOVAÇÃO, TRANSFORMAÇÃO? Elas não se encontram no texto.

            O TEXTO DE PEDRO É CLARO AO AFIRMAR:

  1.        Tudo perecerá.
  2.         Os céus "passarão" com "grande estrondo" (explosão).
  3.        Os elementos da terra "ardendo, se desfarão" (dissolverão). 
  4.        Tudo "SE QUEIMARÁ".
   Pedro não falou de renovação, mas de destruição total.  

   Logo depois, Pedro disse, no v. 3: "Nós aguardamos novos céus e nova terra". Isso resolve tudo. A nossa esperança não está nessa terra, nem nesse céu, que serão destruídos, mas no novo céu e na nova terra que virá, depois. 

   E O QUE DIZER DE Is. 34.4, que siz: "Todo o exercito dos céus se gastará, E OS CÉUS SE ENROLARÃO?"

   AGORA, VEJAMOS O QUE JOÃO DISSE:

   "E VI UM NOVO CÉU, E UMA NOVA TERRA, PORQUE JÁ O PRIMEIRO CÉU E A PRIMEIRA TERRA PASSARAM..." (Ap. 21.1).

    Nesse texto o apóstolo é claro ao afirmar:

    1) O PRIMEIRO CÉU E A PRIMEIRA TERRA PASSARAM. 
     2) SE HOUVE O PRIMEIRO, TEM QUE HAVER O SEGUNDO. 
    3) QUAL É O SEGUNDO CÉU E A SEGUNDA TERRA, NO TEXTO: O NOVO CÉU E A NOVA TERRA. 
    4) JOÃO DISSE "PASSARAM", SE PASSARAM, JÁ NÃO É MAIS, NÃO EXISTEM MAIS. 
    5) No texto de João também não há espaço para renovação.ELE NÃO VIU A TERRA RENOVADA. ELE VIU QUE A TERRA PRIMEIRA PASSOU, E VIU A NOVA TERRA. 

Sobre isso vejamos o que Russell Norman Champlin, Ph. D., diz:

          “Haverá uma reversão ao fogo primário. Não será apenas uma renovação. Será uma total aniqulação. Isso criará tremendo ruído. No grego temos “roidzhdon”, um  advérbio que significa “sibilante” (aplicação às serpentes”, “farfalhante” (aplicado ao movimento rápido das asas dos pássaros)...” O que isso indica? QUE A DESTRUIÇÃO DA TERRA SERÁ RÁPIDA E RUIDOSA.
         
          SERÁ UMA DESTRUIÇÃO COMPLETA:  
          O texto fala de “seus elementos”, “suas obras”. Tudo, na terra, será destruído, dissolvido. Ora, meu Deus, algo que é dissolvido, não é renovado.     

OS TJS FALAM SOBRE A RENOVAÇÃO DA TERRA, mas nós, das Assembleias de Deus, não concordamos, com isso.

JESUS FECHA A QUESTÃO:

Jesus disse: "O CÉU E A TERRA PASSARÃO", (Mt. 24.35). Ele não disse: "serão renovados", mas "passarão". Creio que isso fecha a questão. 

          POR QUE ME POSICIONO, AQUI? - Algumas pessoas me criticaram, porém não anularam meus argumentos, porque eu fui de encontro à lição da CPAD. Porém elas precisam saber que:


  •           Sou amante da Palavra de Deus, e não das teorias.
  •            Eu aprendi, nas Assembleias de Deus, que a terra será destruída. Se há divergência, hoje, a denominação precisa corrigir, para ver qual posicionamento se posiciona mais da Bíblia.
  •           Já dei aula para mais de 3.000 alunos, muitos deles são pastores, e até pastores presidentes. Eu mantenho contato com muitos ex-alunos, debatendo, conversando, e isso é muito saudável. Esse espaço é usado exatamente para isso: debater, questionar, disseminar o conhecimento teológico. Há algum mal nisso?
  •           Como escritor da Palavra, gosto de debates sobre a Bíblia, isso é bom e saudável.
  •            Não critico a revista da EBD, da CPAD, que é muito valiosa para a denominação, mas me posiciono pelo seguinte: a verdade da Palavra vale mais do que qualquer instrumento e do que qualquer instituição religiosa.
       
          MAS ESSES ENSINOS NÃO COMPROMETEM A SALVAÇÃO!
          Alguém pode usar esse argumento para  me criticar, ou para relevar o erro.
          Respondo com o seguinte argumento: NADA HÁ MAIS PRECISO, PARA DEUS, DO QUE A SUA PALAVRA.  Se Ele a deu ao seu povo, com certeza, Ele deseja que ela seja ensinada com veracidade. É necessário sermos fieis ao texto sagrado.
         
          Viralizem esse texto, para que para que esse erro seja corrigido.

NÃO DEIXE DE LER, CLIKANDO ABAIXO:

NÃO CONFUNDAMOS O MILÊNIO COM O ESTADO ETERNO

          Em Cristo,
João Moreno S. Filho.

Professor, escritor, Jornalista, Psicopedagogo.

16 comentários:

jota be disse...

muitos andam afirmando que reinaremos durante o milênio,aqui nesta terra, após recebermos corpos glorificados.inclusive,afirmam,que seremos prefeitos,governadores,vereadores,etc.qual é a lógica disso:corpos espirituais misturados com corpos materiais numa só terra?
joão batista(AD BH)

Anônimo disse...

Hoje pela manha,na Ebd,enfrentei a mesma resistência de alguns alunos e professores,os quais,influenciados pela visão de nosso comentarista(o qual,por sua vez,deve ter sido influeciado pelos TJ ou adventistas) desco nsideram as inumeras referencias bíblicas que deixam claro a destruição,aniquilação da terra e céus, e náo apenas uma renovação. Parabéns por seu trabalho! está fundamentado nas escrituras, e isto é a única coisa que realmente importa.




O FAROL disse...

Obrigado "Bíblia Mix". Infelizmente a maioria dos crentes assembleianos só repetem ideias. Eles não conferem os ensinos com o que está escrito na Bíblia Sagrada.

Pode imprimir essa matéria e mostrar para seus alunos.

Deus te abençoe.

João Moreno.

jota be disse...

tive confronto com meu professor que afirmou que a terra será renovada e não destruída.para isto me citou vers´do antigo testamento que diz:gerações passam, mas a terra permanece para sempre.faz sentido?

Unknown disse...

Nao! Por que Jesus disse passarão estes céu e essa terra e haverá novo céu e nova terra, não fala de restauracão ontem vieram aqui em casa duas pessoas da tsj e afirmaram q essa terra sera renovada e citaram versículos antigos acho q estes mesmos ai q o seu professor citou, mas a gente q conhece a verdade não pode se deixar enganar, eu preguei o que eu sabia, q Deus nos prometeu um novo céu e uma nova terra, elas não gostaram muito do meu argumento...

Anônimo disse...

Vale lembrar que quando se coloca fogo em uma pastagem seca, a intensão é que quando a chuva vier, uma pastagem verde nasça e alimento os animais. Em lugar nenhum diz que a terra sera destruida. Ela será queimada, e através do molde desse Globo terrestre Deus criará uma nova terra. Não podemos confundir queimar com destruir.

Unknown disse...

Pura verdade até que encontrei um estudo que fala o que eu sempre tive no meu coração que Deus abençoe

Unknown disse...

Foi bênção pura este estudo a palavra de Deus em Gênesis 8vrs22 fala( enquanto a terra durar )então não vai mas existir

Unknown disse...

1) Salmos 37:29 os justos herdarão a terra e habitarão nela para sempre.

2) Salmos 37:29 Lançou os fundamentos da terra; ela não vacilará em tempo algum.

3)Eclesiastes 1:4 Uma geração vai, e outra geração vem; mas a terra para sempre permanece.

4)Isaías 45:18 Porque assim diz o Senhor que tem criado os céus, o Deus que formou a terra, e a fez; ele a confirmou, não a criou vazia, mas a formou para que fosse habitada: Eu sou o Senhor e não há outro.


Deus não vai permitir que os humanos acabem com a vida na Terra por meio de poluição, guerra ou de qualquer outra forma. Na verdade, Deus vai “arruinar os que arruínam a terra.
Apocalipse 11:18:E iraram-se as nações, e veio a tua ira, e o tempo dos mortos, para que sejam julgados, e o tempo de dares o galardão aos profetas, teus servos, e aos santos, e aos que temem o teu nome, a pequenos e a grandes, e o tempo de destruíres os que destroem a terra.

Mas a Bíblia não ensina que a Terra vai ser destruída em fogo?

Não. Essa ideia surgiu por causa de um entendimento errado de 2 Pedro 3:7, que diz: Mas os céus e a terra que agora existem pela mesma palavra se reservam como tesouro, e se guardam para o fogo, até o dia do juízo, e da perdição dos homens ímpios.

Veja dois detalhes importantes que nos ajudam a entender essas palavras:

1)Na Bíblia, as palavras “céus”, “terra” e “fogo” podem ter mais de um significado. Por exemplo, Gênesis 11:1 diz: E era toda a terra de uma mesma língua e de uma mesma fala.
Aqui, a palavra “terra” se refere às pessoas daquela época.

2) O contexto de 2 Pedro 3:7 mostra o que significam os céus, a terra e o fogo que aparecem nesse texto. Os versículos 5 e 6 fazem uma comparação com o Dilúvio dos dias de Noé. Naquela ocasião, um mundo antigo foi destruído, mas o nosso planeta não desapareceu. Na verdade, a “terra” que o Dilúvio destruiu era uma sociedade de pessoas violentas. (Gênesis 6:11) Ele também destruiu os “céus”, ou seja, as pessoas que governavam aquela sociedade. Assim, as pessoas violentas foram destruídas, mas o nosso planeta não. Noé e sua família sobreviveram àquela destruição e povoaram a Terra depois do Dilúvio. — Gênesis 8:15-18.

Assim como as águas do Dilúvio, o “fogo” de 2 Pedro 3:7 significa a destruição das pessoas más, não do planeta Terra. Deus promete “novos céus e uma nova terra” e neles “morará a justiça”. (2 Pedro 3:13) A “nova terra” se refere às pessoas que viverão nessa época. Elas estarão debaixo de “novos céus”, ou seja, de um novo governo. Esse governo é o Reino de Deus que vai fazer com que a Terra se torne um paraíso pacífico. — Apocalipse 21:1-4.

Viva e deixe viver! disse...

Jeremias 10
…11“Assim lhes direis: Os deuses que não fizeram os céus e a terra, desaparecerão do mundo e de sob os céus!” 12 Mas foi Deus quem pensou e formou a terra por meio do seu poder, e firmou o mundo com a sua sabedoria. Foi o Eterno quem estendeu os céus mediante seu entendimento. 13 Ao som do seu trovão, as águas no céu rugem, e formam as nuvens desde os confins da terra. Ele faz os relâmpagos para a chuva e dos seus armazéns despacha os ventos...
(fonte: Profeta Jeremias e Bibliaportugues. com)

Sal. 37:29: “Os próprios justos possuirão a terra e residirão sobre ela para todo o sempre.”
Sal. 104:5 “Ele fundou a terra sobre os seus lugares estabelecidos; não será abalada, por tempo indefinido ou para todo o sempre.”
(fonte: Salmos e averdadeolibertara.wordpress.com)

Unknown disse...

Em salmos 37 29 disse q à terra permanecem pra sempre, no dia da destruição dos impos, e os mansos herdará a terra pra sempre

val disse...

todos poderiam lembrar de que estas discussões tolas sobre se vai ou não vai ser destruida, é perda de tempo, há muito assunto de real importância para se debruçar.

Unknown disse...

Não a credito que a terra será destruído,p0is a igreja reinará sobre quem,sobre os anjos?

Unknown disse...

Caro amigo,a terra será destruída por completo após o período do milênio e juízo final. Apocalipse cap 20 e 21

Anônimo disse...

Meu Deus! Domingo vou dar aula na escola biblica dominical, e estava estudando e quando li que a terra será restaurada plenamente, pensei comigo "esta errado, vou pesquisar", achei este site, mas antes mesmo de ler já tinha deixado alguns versiculos anotados, só acrescentei Isaias 65.17;
Mas pior vai ser explicar isto pros alunos, já deixei de dar aula uma vez pq tinha muitos erros na lição, só eu que questiono eles os outros professores não, ai fico meio com receio e deixo pro pastor dar a aula. mas nesta vou explicar, porque não é a primeira vez q encontro algo assim e não posso ficar correndo das minhas aulas por causa disto. Mas este estudo seu ajudou bastante tbm. Obrigada!

Unknown disse...

A Bíblia é de fácil interpretação, basta pedir o Espírito Santo e ele mostra na palavra o mínimo detalhes. Ele me mostrou isto:Gênesis 8:22,"Enquanto a terra durar" tem um prazo de validade. Leia texto e contexto, nunca fique em versículos isolados .A 🌎 terra vai ser destruída, a Bíblia é claro nisto.