segunda-feira, 4 de maio de 2020

SALMO 82 - DEUS JULGA NO MEIO DOS DEUSES? COMO ISSO É POSSÍVEL?

"DEUS JULGA NO MEIO DOS DEUSES?" COMO ISSO É POSSÍVEL?

   
Nesta manhã me propus a analisar o salmo 87. Porém o vento do ventilador mudou a página, e meu olhar se deparou com o salmo 82, que se inicia com duas grandes afirmação sobre Deus:

“Deus está na congregação dos poderosos; julga no meio dos deuses.”

        Analisemos essas duas afirmações.
        1 – “DEUS ESTÁ NA CONGREGAÇÃO DOS PODEROSOS”
        “Congregação”, dá ideia de um local onde os poderosos se reúnem para tomarem decisões. No Brasil, as congregações dos poderosos são: as Câmaras de Vereadores, as Assembleias Legislativas; as Prefeituras e os Palácios dos Governadores; o Senado Federal e a Câmara dos Deputados; o Supremo Tribunal Federal e todos os tribunais espalhados pelo Brasil; o Palácio do Planalto e todos os ministérios; todas as salas onde se tomam decisões, estejam elas em empresas ou em entidades religiosas.
        DEUS ESTÁ PRESENTE EM TODOS ESSES LUGARES, OUVINDO, ANALISANDO, TOMANDO CONHECIMENTO DE TODOS OS INTENTOS DOS PODEROSOS.
        Nenhuma decisão tomada nesses lugares passa pela vista do Altíssimo. Ele conhece os intentos das decisões e de todos os planos.
        “DEUS ESTÁ”  Isso não só indica a presença de Deus nesses locais. Isso dá ideia de uma presença constante, permanente. O que isso quer dizer? QUE DEUS ESTARÁ PRESENTE EM TODA A CONGREGAÇÃO ONDE OS PODEROSOS TOMAM DECISÕES.
  
        1.1 – QUAL É A MENSAGEM DE DEUS PARA OS PODEROSOS?
        Essa revelação deve levar todos os poderosos a terem temor, serem humildes, agirem com amor, misericórdia, compaixão, com o objetivo de favorecer o pobre, o humilde e o necessitado. Jamais agirem como que se o poder pertencessem a eles. Vemos isso claramente,  nos versos 2-4, a condenação aos julgamentos injustos (v.2). Encontramos, também,  as seguintes ordens divinas:
Ø “Defendei o pobre e o órfão.”
Ø “Fazei justiça ao aflito e necessitado.”
Ø “Livrai o pobre e o necessitado.”
Ø “Tirai o pobre e o necessitado das mãos dos ímpios.”

         O QUE ISSO SIGNIFICA?  Que qualquer silêncio dos justos diante da opressão e da injustiça, desagrada a Deus Temos que gritar, clamar, defender os menos favorecidos.
        
         2 – “DEUS JULGA NO MEIO DOS DEUSES”
         Essa é uma afirmação  muito forte. Como é que Deus pode estar  no meio dos deuses? Isso precisa ser entendido pelo estudo da imensidão, infinitude e onipresença, atributos essenciais de Deus. Não há nada fora da presença de Deus, e isso inclui o próprio diabo. Isso mesmo.
         Francis Schaeffer, apologista teólogo suíço, ex-ateu, autor de vários livros, dentre eles se destacam “A Morte da Razão” e “O Deus que Intervém”.  Ele disse que Deus envolve todo o universo, logo, não há nada, nesse universo, que não sofra influência de Deus, inclusive os maus, os pecadores. Até o próprio diabo é afetado pela ação de Deus no universo, principalmente através da pregação e da oração da igreja, que representa o Eterno, na terra.
         Em Atos 17.28 está escrito: "Porque nele VIVEMOS, e nos MOVEMOS, e EXISTIMOS..."
  
         O texto não diz "sobre ele", "ao lado dele", mas "nele".

         "nele" indica que todos nós estamos envolvidos por Deus, quando andamos, e esse envolvimento nos permite existir e viver. 

         Sobre isso, CLICK AQUI e leia com mais detalhe o artigo de minha autoria:  “nos movemos e existimos nele.”
         Um exemplo claro de que Deus julga no meio dos deuses, encontramos em 1 Samuel 5, onde lemos o relato sobre como os filisteus colocaram a arca de Deus no templo de dagom, deus dos filisteus. O texto todo mostra como Deus julgou os filisteus no meio da terra de dagom.
         Deus julga” -  Ao afirmar que “Deus julga no meio dos deuses”, o salmista deixou claro que quem decide as coisas, não são os deuses dos homens, mas o Deus eterno, o Altíssimo.

         UM LIVRO QUE REVELA SEGREDOS DE DEUS E DA FÉ

  Você gostaria de ter um livro que: Revela segredos da fé, fortalece na hora do luto, prepara você para sair mais forte dessa pandemia do coronavírus?







Baixe o livro direto no seu computador ou tablet e JÁ inicie  a ampliar a sua visão sobre Deus e sobre a fé.  





        CONCLUSÃO
         O verso 7 do Salmo 82 diz: “Todavia, como homens morrereis e caireis como qualquer dos príncipes.” Isso demonstra a limitação e a finitude dos homens.
         Diante de tudo o que foi dito sobre o salmo 82, devemos nos humilhar, principalmente os que estão em posição de poder, e devemos agir com humildade, justiça e misericórdia.

CLICK AQUI  Para baixar o livro em seu computador ou tablet. 


           A Deus toda a glória!
         Prof. João Moreno de Souza Filho.


Um comentário:

Juliana Nascimento disse...

Deus continue te abençoando grandemente professor com grandiosa sabedoria e privilégio de externar a Palavra de Deus com clareza para a compreensão de todos: seja leigo, sábios e grandiosos doutores.