sexta-feira, 11 de outubro de 2019

POR QUE O JUSTO MORRE TÃO CEDO ?


POR QUE O JUSTO MORRE TÃO CEDO ?


Sepultar um parente é uma dor inexplicável, e isso leva as pessoas
a se questionarem sobre a morte de seu parente. 

       A tristeza em um funeral revela a reação humana diante da morte. Na verdade, a morte e todo o ritual que vem após são carregados de sentimentos, ideais culturais, religiosidade, ritos, fé, etc.
       Os sentimentos são ainda mais fortes quando uma pessoa justa, amada pela sociedade, parte inesperadamente. Surge, então, o grande questionamento:

       POR QUE OS JUSTOS MORREM TÃO CEDO ENQUANTO QUE MUITOS ÍMPIOS DEMORAM A MORRER?

       Bom, aqui responderei a primeira parte da pergunta: Por que os  justos morrem tão cedo? Em outro momento responderei a segunda parte da pergunta.

       IDEAIS QUE PERMEIAM OS JULGAMENTO SOBRE A MORTE DOS JUSTOS

       A morte dos justos é cercada de diversos ideais populares, familiares, sociais. Vejamos.


       O IDEAL DE QUE O JUSTO QUE MORREU NÃO DEVERIA TER MORRIDO  -  Esse pensamento é compreensivo e parte daqueles que amavam a pessoa que partiu. Porém ele  não explica a razão morte dos justos.

       O IDEAL DE QUE A PESSOA MORREU NO TEMPO – Já viram em enterros as pessoas dizerem: “chegou o tempo dela?” Bom, em muitos casos isso não é totalmente correto. Há muita gente que apressa o dia da morte, inclusive muitos justos. Vejamos:
      
1)   O motorista que passa da velocidade da via, o carro bate em um buraco, e...
2)   A pessoa que não pode comer gordura, sal, mas insiste em ser imprudente na alimentação. O resultado é...
3)   Pessoas que não têm controle sobre a alimentação. Resultado: Obesidade  mórbida, doenças, e colapso do corpo.
4)   Motoristas que decidem dirigir com sono. O resultado...

       Há muitas outras situações que, ao meu ver, levam as pessoas à morte, e Deus não tem nada a ver com as atitudes que causaram a morte. Não acredito que o Senhor predestinou um motorista para morrer de sono ao volante, ou que um motorista ultrapassasse a velocidade da estrada.

       Alguns podem dizer: “Mas Deus controla tudo.” Essa afirmação não cabe no contexto desta matéria. Deus pode controlar tudo o que quiser, mas Ele não usa seu poder para ficar interferindo nas decisões humanas. A Lei da semeadura foi instituída pelo próprio Deus, por isso, acredito que muitas mortes são consequências de decisões imprudentes.

      
                O salmo 116.15 diz: “Preciosa é à vista do Senhor a morte dos seus santos.”
                Mas por que a morte dos santos é preciosa para Deus? O Eterno se alegra com a morte dos salvos? Como Deus enxerga a morte do justo?


Os anjos acompanham os justos mortos até o céu. 



                Bem, é preciso falar que, sobre a morte do ímpio, Deus não tem prazer nela. Essa verdade foi dita pelo próprio Deus em duas passagens: Ezequiel 33.11, e Ezequiel 18. 23.23,32. Em Ez. 33.11 o Senhor fala: “..Vivo eu, diz o Senhor Jeová, que não tenho prazer na morte do ímpio...”


 
                O VALOR DA MORTE DO JUSTO
                Diferente do que sente pela morte do ímpio, Deus se alegra com a morte do justo. Mas por que isso? Será Deus mal? Não! Jamais! Analisemos isto sob o ponto de vista do Altíssimo.

   1) A VIDA E O MUNDO ESPIRITUAIS SÃO MELHORES - Há vida após a morte, e Deus, mais do que ninguém, sabe a realidade da vida espiritual, conhece, profundamente, o mundo espiritual, afinal, Ele mesmo é seu criador. Diante disso, Ele conhece a diferença entre o mundo espiritual (que o justo morto adentra) e o mundo material (que o justo morto deixou).

    2) ADENTRAR NO MUNDO ESPIRITUAL É UMA COROAÇÃO PARA QUEM MORRE  Quem continua na esfera humana, terrena, é afetado por todos os sentimentos humanos e limitado pela humanidade. O reino celestial é uma premiação para quem morre em santidade.

        3) QUEM MORRE EM SANTIDADE ALCANÇA A MAIOR VITÓRIA  Não servimos a Deus para alcançar bens materiais, para termos fama. Nos santificamos para alcançar o céu, viver com Cristo. Quem morre alcança essa vitória, não precisa mais lutar contra o pecado nem enfrentar oposição do diabo. Adentrar no reino de Deus é a  maior vitória que o justo pode ter.

       4) A MORTE É UM DESCANSO PARA O JUSTO - Sobre isso Ap. 14.13 diz: “Escreve: Bem-aventurado os mortos que desde agora dormem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem dos seus trabalhos e as suas obras os sigam.”]

   5) O JUSTO É UMA JOIA PARA DEUS, O MAIOR RESULTADO DA OBRA DE CRISTO -  Deus não tem prazer em perder um santo para o pecado. Cristo morreu por todos os homens, para salvar todos os que o aceitarem como Senhor e Salvador. Quando um justo morre, vai ao céu. ISSO É A MAIOR PREMIAÇÃO PARA O PRÓPRIO DEUS, POIS QUANDO UM JUSTO ENTRA NO CÉU, FICA PROVADO QUE A MORTE DE CRISTO VALEU A PENA. PARA CRISTO, A MORTE DO JUSTO, É O FRUTO DO SEU TRABALHO. Ele mesmo salvou “homens de toda a tribo, e língua, e povo, e nação...” Ap. 5.9.

A MORTE DE UM JUSTO MEXE COM A DINÂMICA DO CÉU
A Bíblia não diz, claramente, como o justo é recebido no céu. Mas indica que os anjos levam o espírito do justo para o paraíso que está no céu: “E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio d’Abraão.” Lc. 16.22.
Ora, se os anjos levam o espírito de um justo ao céu, isso deixa claro que Deus responsabilizou os anjos por este serviço. MAS POR QUE O JUSTO PRECISA SER ACOMPANHADO PELOS ANJOS ATÉ O CÉU?

1) Não é por  medo de os demônios tentarem levar o espírito do justo para o inferno. OS DEMÔNIOS NÃO QUEBRAM ORDENS DETERMINADAS POR DEUS. Jamais fariam isso. Santo não entra no inferno assim como pecador não entra no céu.

2) É UM CORTEJO, UM ACOMPANHAMENTO PARA UMA RECEPÇÃO MAIOR QUE SERÁ NO CÉU.

Diante do que foi escrito fica claro para nós sabermos o porque de a morte de um justo ser preciosa para Deus: O justo é a maior joia de Deus, o maior fruto da obra vicária de Cristo, o alvo de toda a graça. ASSIM, MORRER É PARA O JUSTO SUA MAIOR VITÓRIA, E PARA DEUS, SEU MAIOR PRESENTE, SUA MAIOR JOIA, SUA PRINCIPAL AQUISIÇÃO PELO SANGUE DE CRISTO.

Evangelista e prof. João Moreno.
Contato para seminários:

Zap: (19) 9 8870-0405.


Nenhum comentário: