sábado, 17 de setembro de 2011

EDUCAÇÃO: VALOR E DESAFIOS

"A Educação é importante em todos os sentidos: ela fortalece a sociedade, dignifica o ser humano, dinamiza a economia, pode unir a família e nos leva a enxergar o futuro. Por isso éla é o pavimento para o desenvolvimento do Brasil, o pilar para a sustentação da grandeza brasileira." Prof. João Moreno.



Com esta afirmação acima, na qualidade de Presidente do Comitê da Mobilização Social Pela Educação de pinda, dou início à semana da Educação de Pinda que se iniciará amanhã, dia 18 de setembro e terminará, no dia 24 com uma passeata.

Agradeço a todos os pindenses que escolheram um tema propício, atual e relevante: A COLABORAÇÃO DA ESCOLA,  DA FAMÍLIA E DA COMUNIDADE PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO.

Sei, sem sombra de dúvidas, que na educação não há romantismo nem varinhas mágicas que podem ser utilizadas para resolver todos os problemas da educação em nosso país.
Porém tenho plena certeza que como seres criados à imagem de Deus, podemos transformar, "no passo do gado", a educação de Pindamonhangaba e vencer os desafios que se apresentam diante de nós.

Precisamos entender que O QUE NOS FAZ TROPEÇAR NÃO SÃO AS GRANDES MONTANHAS.  NÓS TROPEÇAMOS NAS PEQUENAS PEDRAS. Aplicando isso à educação posso dizer que, os grandes problemas da educação são resultados de pequenos problemas que têm origem nas famílias, nas pessoas, em toda a sociedade.

Assim, o mal comportamento dos alunos, em sala de aula é fruto da falta de limites e da autoridade paterna; a falta de litura se deve à falta de valores que se dão aos livros, nas milhares de casas dos brasileiros. Prefere-se, em muitas casas, ter centenas de cds piratas, dvds piratas, a livros que transformam, que mudam os conceitos e as ideologias.

A mudança desses problemas não cabe somente ao Estado, mas também às igrejas, entidades puramente educadoras, transformadoras. Por isso, não nos cansamos de convidar os pastores, os padres, para juntos incentivarmos para que o nosso povo participe da educação de seus filhos.

Sei que os desafios podem ser grandes e volumosos, mas a Bíblia Sagrada diz: "Se te mostras frouxo no dia da angústia, a tua força será pequena", Pv. 24.10.

Aplicando esta verso à educaçao posso dizer que devemos, diante dos desafios, aplicar mais energia, utilizar mais força para que o resultado seja positivo. Isso é importante por causa do valor da educação: Ela transforma as pessoas, logo, pode transformar o pais.

Na verdade, a estrada para o Brasil chegar, completamente e por igual, ao primeiro mundo, chama-se EDUCAÇÃO, e  é pavimentada com o suor e com os neurônios de todos os professores.

Pabéns professores,
Parabéns alunos,
Parabéns Pindamonhangaba Pela Segunda Semana da Mobilização Social Pela Educação.

Prof. João Moreno.
Presidente do Comitê da Mobilização Social
Pela Educação de Pindamonhangaba.

Nenhum comentário:

QUERO COMPRAR O LIVRO DECIFRANDO OS CÓDIGOS DO MAL

Código para o site