sábado, 8 de junho de 2019

SER PASTOR É...


Resultado de imagem para ser pastor












"E ele mesmo deu uns para...pastores...querendo o aperfeiçoamento dos santos para a obra do ministério." Ef. 4.11.

 Neste dia 09 de junho comemoramos o DIA DO PASTOR. Pensando nisso escrevi este artigo que tem, em sua introdução, o versículo de Efésios 4.11.  Já pensaram na profundidade desse versículo?

 Há várias lições que podemos tirar de Ef. 4.11, uma delas é:

O pastor é o ungido de Deus que INSTRUMENTALIZA OS SANTOS PARA QUE ESTES EXERÇAM O MINISTÉRIO.  Diante disso podemos afirmar que O  PASTOR É...

- O pastor é muito mais do que um líder religioso ou denominacional. Pastor é um ministro de Deus dado à igreja com objetivos específicos, dentre eles o de "aperfeiçoar os santos para a obra do ministério."

-  O pastor é muito mais do que uma posição em uma denominação. Há muitos que têm o título pastoral mas  não têm o ministério pastoral. Pastorado é "mandato de Deus", (1 Tm.1.1).

-  Pastor não é aquele que manda, domina a igreja, mas aquele que lidera e guia o povo a Deus. (1 Pd.5.2,3).

-    Nenhum pastor é independente ou auto-suficiente, mas dependente de todos os ministros, afinal, em Ef. 4.11 Deus não só deu pastores, mas evangelistas, mestres...OU SEJA, PASTOR DEPENDE DE OUTROS MINISTROS DE DEUS para que seu ministério seja frutífero e eficiente. Ministério pastoral não é exercido individualmente, mas em equipe.

OS CONTEXTOS QUE ENVOLVEM A VIDA DO PASTOR

O modelo de muitas igrejas brasileiras leva os seus membros a pensarem que o pastor é o único que pode resolver problemas, e por isso os pastores são cobrados além de suas forças. Porém os membros precisam entender que não existe homem de Deus com a "unção maior". Todos os ministros têm a unção ministerial para ajudar os salvos.

O resultado da dependência de muitos crentes a um só homem, O PASTOR, tem levado muitos pastores à stress, doenças, estafa, cancelamento de férias, etc. Um preço alto pago pelos pastores.

O que esses membros deveriam saber é que os pastores, muito mais do que um líder religioso e espiritual, também tem diversas responsabilidades. Vamos ver quais?

-  O pastor tem que cuidar da igreja, do ponto de vista religioso e espiritual.

- O pastor tem que cuidar e dar conta da denominação, do ponto de vista institucional. (isso já é um peso além das forças da maioria dos mortais).

- O pastor não pode se esquecer de sua esposa, de ter tempo de qualidade com ela.

-  O pastor não pode se esquecer de seus filhos, de ter tempo de qualidade com eles.

-  O pastor precisa cuidar do seu lado social: relacionamentos, representação da denominação, etc.

- O pastor tem que cuidar de SI MESMO, de sua saúde física, mental e espiritual. Se ele não estiver bem, o rebanho será prejudicado e seus companheiro de ministério também sofrerão.

-  O pastor, por estar na linha de frente, é alvo de ataques, críticas, julgamentos. Isso pode gerar problemas emocionais e espirituais seríssimos.

- O pastor, por ser um líder espiritual e religioso, receberá, em primeira mão, a carga dos problemas de seus membros. NÃO TEM COMO ELE FUGIR DISSO.

- O pastor, por ser um representante de Deus, RECEBERÁ ATAQUES CONSTANTES DE SATANÁS. O Diabo irá atacar o pastor em todas as frentes: nas áreas emocional, espiritual, social, pessoal, familiar, sem falar nas tentações das quais o pastor não é imune,  etc.

Diante disso pergunto:  É FÁCIL SER PASTOR?


POR TUDO isso que falei acima, quero desejar aos pastores minhas felicitações, nesse dia do pastor, e desejo que todos eles sejam cheios da graça e das bençãos de Deus.

João Moreno de Souza Filho.
Evangelista, escritor, jornalista e psicopedagogo.

Um comentário:

Joao Neto disse...

Amém, Pr. João Moreno!
Concordo plenamente, pois creio dessa forma. Temos que orar pelos nossos pastores e líderes para que o Senhor os capacite dia após dia, em Nome de Jesus!