segunda-feira, 19 de setembro de 2016

CAMILA PITANGA E MONTAGNER EM: POR QUE DEUS NÃO USA O SEU PODER PARA IMPEDIR O MAL? TODOS MORREM NA HORA CERTA?


      A morte de Domingos Montagner, no dia 15 de setembro, não só chocou o Brasil como levantou centenas de questionamentos sobre o sofrimento e a razão de Deus não usar o seu poder para acabar com o mal.

No artigo "A Morte de Domingos Montangner, o Amor de Deuse e as Superstições Evangélicas", Falamos que Deus amou  Montagner até o seu último suspiro. (CLICK AQUI PARA LER O ARTIGO) Porém ainda há perguntas que precisam ser respondidas, dúvidas que precisam ser iluminadas.
    
          SE DEUS É TODO PODEROSO PORQUE ELE NÃO USA O SEU P ODER PARA ACABAR COM O MAL? SE ELE AMA O SER HUMANO PORQUE ELE NÃO USA O SEU AMOR PARA ANULAR COM A MALDADE?


          Essas perguntas serão respondidas, abrangentemente, em meu próximo livro: “DECIFRANDO OS CÓDIGOS DO MAL.”  (Click aqui para ler sobre o livro)

          Me basearei no livro “Decifrando os Códigos do Mal” para  escrever este artigo no qual tentarei aliviar a dor de muita gente mostrando que Deus não é o responsável pelos males na sociedade nem pelas  mortes pré-maturas.

          QUEM É O RESPONSÁVEL PELA TERRA?

          O Salmo 115.16 deixa claro que Deus deu a terra aos homens: “Os mais altos céus são do Senhor, mas a terra deu-a Ele aos filhos dos homens.” Assim, exigir que Deus interfira em todos os acontecimentos no mundo dos homens é exigir dele uma responsabilidade que não é sua.
          Acredito que Deus se relaciona com os homens e suas histórias, porém o Altíssimo não anula a responsabilidade das pessoas pelos seus atos e pelas suas decisões livres.


          A  ESSÊNCIA DO SER HUMANO -  Muitos acreditam que os homens são “simples” criaturas e  que Deus é um tipo de “office boy” cósmico que deve atender a todos os desejos dos homens e mimá-los como se a humanidade fosse um tipo de “animal” irracional e indefeso. Vejamos o que a Bíblia diz sobre a natureza humana em Gênesis 1.27-30. Este texto revela que:

- O homem foi criado à imagem e semelhança da Trindade – O homem tem racionalidade, liberdade, espiritualidade dentre outras virtudes que deixam claro que a humanidade tem o DNA divino.

- Deus abençoou o homem Com a benção divina o ser humano pode agir em toda a terra com sucesso. Deus não criou o homem para o fracasso.

- O homem foi colocado como administrador da terraO homem é o guardião da terra. Ele é responsável por tudo de errado que acontece no planeta: aquecimento global, acidentes, falta de saneamento básico que leva à morte milhares de pessoas e por outros males.

O homem foi criado à “imagem e semelhança” da Trindade, (Gênesis 1.26,27). Essa semelhança com o Criador não é corporal, mas uma semelhança espiritual, racional, na área das virtudes Ética.  Em seu ser, o homem, conhece, naturalmente, as virtudes da Ética. É essa semelhança com Deus que faz o homem ser a “coroa da criação”, ter uma posição acima dos animais, e isso lhe dá condições para usar, sabiamente, a liberdade, a razão, as emoções, os sentimentos para o bem, em favor da justiça e da verdade. Se ele seguir o caminho do mal, é uma decisão livre, sem direção do Criador. Por serem imagem da Trindade, os seres humanos têm a garantia de que o Criador jamais anulará sua criação mais excelente, nem anulará sua liberdade, nem tão pouco tornará essa criação em um robô divino na ditadura do bem. Qualquer situação que viesse a anular o homem, seria um atentado contra a própria essência da divindade, uma vez que ela é representada, na terra, pelo ser humano.



É DEUS RESPONSÁVEL PELO MALES NA SOCIEDADE? 
Precisamos entender que são as pessoas que decidem se praticarão a justiça ou se serão injustas, se falarão a verdade ou se abraçarão a mentira, se amarão ou encherão seus corações com o ódio, se serão fieis ou infiéis para com seus cônjuges. Deus não interfere nas decisões das pessoas. São as pessoas que decidem comprar um cigarro e fumar, causando o mal em seus corpos. São elas que decidem pelas brigas, pelo roubo, por dirigirem bêbadas, desobedecendo à própria lei dos homens. Também são as pessoas que decidem se vão praticar rachas, se vão dirigir bêbadas, se vão mergulhar sem conhecer o rio no qual irá entrar.  Deus não pode ser responsável pelos males fruto das decisões livres das pessoas. Sobre isso analise o quadro abaixo.


Neste ponto, algumas perguntas devem ser respondidas, principalmente pelos ateus, os maiores críticos de Deus, são elas:

1) Por acaso o Todo-poderoso ordenou às pessoas para que elas se enganassem mutuamente? A resposta é um sonoro nãããoooooo!
2) Por acaso o Deus Santo ensinou como as pessoas poderiam traficar, cometer injustiça, sonegar impostos? - A resposta também é um altíssimo nãããooooo!
3) Quem pode provar que o Altíssimo decretou que os humanos fossem infiéis, injustos, maldosos, ladinos, vigaristas? A resposta á um longo ninguééémmmmmmm!
4) Quem se arrisca a dizer que o Eterno apoia o tráfico de drogas, os sequestros, a corrupção? A resposta é: somente os loucos!
5) Quem ensina amar o próximo? Quem premia a fidelidade? Quem exalta a humildade, a santidade? Por acaso não é Deus, o Santo, o Eterno, o Todo-poderoso?
6) Quem ama o ser humano com um amor incompreensível pela racionalidade humana? Por acaso não é Deus?

Evidentemente que somente pessoas maldosas diriam que Deus é o responsável direto por todos esses males. Porém, todas que fizessem isso têm em seu interior o nítido conhecimento de que Deus não compactua com as maldades na sociedade.

TODOS MORREM NA HORA CERTA?

          Muitos, na tentativa de amenizar o sofrimento diante de uma morte trágica, dizem: Ele (a) morreu no tempo certo. Era a hora dele (a). Porém será que esse raciocínio está certo? Analisemos as perguntas abaixo:

1) O que dizer de alguém que se suicida? Deus determinou o suicídio? Claro que não!
2) O que podemos falar sobre um jovem que bebe, bate o carro e morre? Foi Deus quem determinou a hora da morte desse jovem? Será que ele não apressou a morte?
3) Como explicar a morte de alguém que se aventura em uma floresta, é picado por uma cobra e morre? Foi Deus quem colocou a cobra no caminho daquela pessoa para que ela morresse?

     Nesse contexto podemos incluir vários exemplos: pessoas que morrem de overdose, em confronto com a polícia, porque pulou em um rio sem analisar que havia pedras, bateu a cabeça e morreu, dentre outros exemplos

     Precisamos entender que Deus criou o homem para a vida e não para a morte. Não é plano do Criador que as pessoas morram jovem, porém o mal da morte está no mundo humano, por culpa do próprio homem: “o salário do pecado é a morte.” Precisamos compreender, também, que muitas pessoas morrem por culpa de suas decisões. Não há como provar que Deus determinou que alguns se suicidem, que outros enfrentem a polícia, que outras pessoas se droguem até entrar em overdose. Deus não é responsável por essas mortes.

      Agora é precisa sabe que “depois da morte segue-se o juízo,” (Hebreus 9.27). Todos que morreram estão aguardando o julgamento de suas obras, o que acontecerá na ressurreição do “último dia.”

DEUS AMA O SER HUMANO:

 De acordo com Efésios 3.18,19, o amor de Deus é incompreensível, inimaginável. Ele amou Rodrigo Montgner, o bandido que morreu no confronto com a polícia, amou intensamente os integrantes dos Mamonas Assassinas, amou a criança que morreu prematuramente, amou, simplesmente amou todos os que morreram até o último suspiro de cada um.

Pense nisso antes de culpar Deus pelos males que são fruto das ações livres das pessoas.

Não deixe de ler sobre o livro “DECIFRANDO OS CÓDIGOS DO MAL”, (Clickando aqui).  Faça sua reserva nos contatos abaixo.


            Um abraço.
          Evangelista e   Prof. João Moreno de Souza Filho.

AGUARDE O PRÓXIMO ARTIGO: "O RIO SÃO FRANCISCO E OS TIPOS DE SOFRIMENTO."


Convites para palestras, seminários, pregações:

E-mail: jmorenofilho@yahoo.com.br
Zap: (19) 9 8324-6484
Fone: (19) 9 8800-8104



3 comentários:

Anônimo disse...

PROVÉRBIO 3, 7-8

Junior Melo disse...

PArabens pelo comentario , servo de Deus

Norma Lima de Santana Basilio Moura disse...

SE DEUS É TODO PODEROSO PORQUE ELE NÃO USA O SEU PODER PARA ACABAR COM O MAL? Vou recomendar essa leitura quando alguém me fizer pergunta semelhante, segundo a vontade de Deus.