domingo, 4 de março de 2018

HUMOR EVANGÉLICO, A MAIS NOVA ONDA DE ESCARNIO, EM NOME DE DEUS




Ultimamente tem surgido, no meio evangélico, pessoas que usam o humor para contar piadas a respeito de ações evangélicas, muitas delas consideradas sagradas.

ENTENDENDO O SAGRADO

Ao estudarmos os fenômenos religiosos, encontramos, neles, pontos importantes: O SAGRADO, O LOCAL DE CULTO, A LITURGIA, A CRENÇA.

Esses pontos são importantes em todas as religiões. Cada religião ou movimento religioso tem algo considerado sagrado.

A FORÇA DO SAGRADO

O sagrado é forte ao ponto de influenciar nas emoções, nas atitudes, no modo de ser, na cultura, etc.  Assim, tocar, zombar do sagrado é uma violência contra a própria pessoa. Por isso Jesus nunca zombou do judaísmo. Ele criticou os fariseus e saduceus por causa da hipocrisia deles. Eles praticavam, no privado, pecados que em público eles condenavam, se esqueceram do principal da Lei, o amor. Porém Jesus jamais usou de menosprezo, hilariedade, zombaria, sarcasmo para diminuir a religião judaica. ELE PREFERIA , COM A SERIEDADE DE SUA MENSAGEM, ENSINAR AO POVO SOBRE AS VERDADES DO REINO DOS CÉUS.

ENTENDENDO O QUE É ESCÁRIO E SACARSMO

O Dicionário Houaiss assim define:

SARCASMO
o que é feito ou dito com intenção de provocar riso ou hilariedade acerca de alguém ou algo; caçoada, troça, zombaria
2     atitude ou manifestação ostensiva de desdém, de menosprezo, por vezes indignada

3     aquilo que é objeto de desdém, ironia ou sarcasmo

O ESCARNECEDOR 

O escarnecedor é todo aquele que usa palavras, gestos, atitudes para menosprezar alguém ou algo. Do ponto de vista bíblico, o escarnecedor é a pessoa que TEM O PROPÓSITO DE DIMINUIR, DESPREZAR, MENOSPREZAR AQUILO QUE É BÍBLICO, E ATÉ PESSOAS.
O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE OS ESCARNECEDORES:

Até quando, ó simples, amareis a simplicidade? E vós escarnecedores, desejareis o escárnio? E vós insensatos, odiareis o conhecimento?
E no dia do nosso rei os príncipes se tornaram doentes com frascos de vinho; ele estendeu a sua mão com os escarnecedores.
Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.

Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará.

O RESPEITO PELOS MAIS SIMPLES

Sabemos que Paulo condenou a meninice cristã. Ele incentivou os cristãos de seu tempo a amadurecerem. Mas ele sabia que isso não aconteceria com todos. Logo, ele criou um REFERENCIAL que serve de proteção aos crentes meninos na fé: A ABNEGAÇÃO PESSOAL EM NOME DO AMOR AOS MAIS FRACOS. 

Essa abnegação é encontrada, claramente em Romanos 14 e 1 Co.8. Nesses capítulos aprendemos que:

  1. Devemos ter como PROPÓSITO “não por tropeço ou  escândalo ao irmão” – Rm. 8.13.
  2. Se nossa atitude entristece e escandaliza pessoas, não vivemos no amor – Rm. 14.15.
  3. Se atitudes  nossas escandalizam pessoas, nosso bem está sendo  blasfemado – Rm. 14.16.
  4. Não devemos SOMENTE AGRADAR A DEUS. Devemos também SER ACEITO PELOS HOMENS – Rm. 14.18. Aceito pelos homens? Sim, isso mesmo. Pessoas que só querem agradar a Deus mas não respeitam cultura, regras, são egoístas. Nós FAZEMOS A OBRA DE DEUS ENTRE AS PESSOAS, por isso precisamos honrá-las, respeitar culturas. Assim, TUDO O QUE ESCANDALIZA, ENTRISTECE, está longe de ser de Deus.
  5. Devemos seguir as coisas que promovem a paz – Rm. 14.19.
  6. Devemos abandonar tudo o que entristece e escandaliza o irmão, 1 Co. 8.13. Sobre isso Paulo foi enfático: “se comer carne escandaliza teu irmão, deixa de comer carne.”. Paulo não disse: “se comer carne é pecado”, não, ele falou: “se escandaliza.” O que aprendemos com isso? TEM COISAS QUE NÃO É PECADO, MAS ENTRISTECE E ESCANDALIZA O IRMÃO. DEVEMOS ABANDONAR ESSAS COISAS SE AS PRATICAMOS.
  
O PONTO CENTRAL

O meu objetivo central, aqui, é criticar o humor evangélico que tem zombado de, criticado sarcasticamente atitudes que acontecem nas igrejas evangélicas. Essas pessoas zombam e caçoam de:

1)      Línguas. Aqui pessoas zombam das línguas faladas pelos pentecostais, dos seus sons, e essa zombaria tem objetivo de desvalorizar e até fazer as pessoas rirem. Isso é sarcasmo, pecado.
OBS. As pessoas simples no meio pentecostal falam línguas não com o objetivo de zombaria. Reconheço que há erros, exageros, e até falsidade, mas isso não deve nos levar à uma atitude de zombaria, pois ela entristecerá aqueles que sinceramente falam em línguas. Todo tipo de zombaria, humor, sarcasmo, está no caminho do escárnio.
2)      Hinos – Muitos colocam letras profanas em hinos usados para o louvor a Deus. A atitude é levar as pessoas a rirem, a se unirem em um grande “circo” evangélico. Isso é pecado.
3)      Atitudes pentecostais – Cada crente tem uma reação na igreja diante do poder de Deus. Imitar essas ações no intuito de zombar, levar ao riso, é muito perigoso.

ALGUMAS LEMBRANÇAS

Somos servos do Altíssimo.

Não devemos menosprezar os irmãos e zombar, publicamente, de suas atitudes. 

Não devemos utilizar as armas do mundo. As atitudes de zombaria, sarcasmo, desprezo pertencem ao mundo, aos escarnecedores e não a nós.

Se tem erro no meio pentecostal, USE A PALAVRA PARA CORRIGIR, jamais se uma ao circo dos escarnecedores e zombadores, pois Deus não te chamou para entristecer e zombar do irmão, mas para aperfeiçoar as pessoas.

Deus não se deixa escarnecer.

Como servo de Deus devemos levar a sério as coisas de Deus, inclusive os ensinamentos de Paulo que dizem que devemos evitar escandalizar e entristecer os irmãos.

Esses conselhos servem não só para os que zombam, usam o humor para zombar de hinos evangélicos, mas PARA TODOS QUE COMPARTILHAM ESSAS ZOMBARIAS PELOS APLICATIVOS, NAS REDES SOCIAIS. Essas pessoas tornam-se responsáveis também pela zombaria, pelo sarcasmo.

Se você não concorda com esse texto, escreva um artigo, provando na Bíblia, que Deus se agrada quando zombamos dos irmãos e das línguas estranhas publicamente, quando usamos letras em músicas evangélicas para levar as pessoas a rirem. PROVE, USANDO A BÍBLIA, que eu estou equivocado, errado, que tudo o que está aqui é mentira e anti-bíblico. Lembre-se que ARGUMENTOS SÃO REFUTADOS COM ARGUMENTOS MAIS FORTES. 

Um grande abraço.

João Moreno de Souza Filho é
Evangelista nas Assembleias de Deus, professor, escritor, Jornalista e Psicopedacoco.




Nenhum comentário:

QUERO COMPRAR O LIVRO DECIFRANDO OS CÓDIGOS DO MAL

Código para o site