sexta-feira, 1 de julho de 2016

ENQUETE 04 - A TRISTEZA JAMAIS SALTARÁ DE ALEGRIA PERANTE DEUS. ISSO É IMPOSSÍVEL

A TRISTEZA JAMAIS SALTARÁ DE ALEGRIA PERANTE DEUS. ISSO É IMPOSSÍVEL.

            ENQUETE 04 - É VERDADE QUE PERANTE DEUS A TRISTEZA SALTA DE ALEGRIA? SERÁ? VOCÊS PODEM ME AJUDAR NA RESPOSTA, AMIGOS? SE ELA SALTA DE ALEGRIA, ELA SÓ SALTA? ELA FICA ALEGRE? ALGUÉM JÁ VIU UMA TRISTEZA ALEGRE? NESSE SALTO, A ALEGRIA ENTRA NA TRISTEZA, SALTA JUNTAMENTE COM ELA? ALGUÉM JÁ VIU UMA TRISTEZA ALEGRE? E DEPOIS QUE A TRISTEZA SAI DA PRESENÇA DE DEUS, ELA CONTINUA TRISTE? VAMOS ÀS QUESTÕES:
1) SIM, DIANTE DE DEUS, ATÉ TRISTEZA SE ALEGRA E SALTA DE ALEGRIA. 
2) MAIS OU MENOS. ELA SE ALEGRA UM POUCO MAS CONTINUA MEIO TRISTE.
3) NÃO. DIANTE DE DEUS A TRISTEZA VAI EMBORA. ELA SALTA PARA CORRER, DE MEDO. 
4) ERRADO. DEUS NÃO ALEGRA TRISTEZA. 
5) SEI LÁ. QUERO APRENDER.
ABRAÇOS A TODOS. PARTICIPEM.



          Bem, amigos. Chegou a hora de eu dar a resposta à enquete quatro. Porém, antes, vamos à algumas considerações:

        1)      As enquetes podem parecer polêmicas, para alguns. Mas só pensa assim quem não tem o costume de analisar o que de pregam nos púlpitos evangélicos. Pessoas passivas, que aceitam tudo, não têm coragem de colocar a mente para pensar. Quando isso acontece, elas fogem com o seguinte argumento: “é polêmica”. Esse argumento é usado como fuga, como proteção dos sentimentos.

       2)      Quando tratamos de pregação, estamos falando sobre um discurso que se fundamenta na Bíblia, um livro sagrado, A PALAVRA DE DEUS. Portanto, não é correto – nem pode ser aceitável – que os pregadores inventem argumentos, coloquem suas ideias pessoas, usando a Palavra de Deus, como se Deus concordasse com o que eles afirmam.

3)      Precisamos ser como os cristãos bereanos que conferiam tudo o que Paulo pregava, nas escrituras, para ver se ele falava a verdade, por isso eles foram considerados, por Lucas, mais nobres do que os cristãos de Tessalônica, (Atos 17.11). ISSO É FANTÁSTICO, pois Paulo, um apóstolo, teve seus argumentos averiguados. Hoje, os cristãos aceitam tudo que é dito, por qualquer pregador. Dizem: “houve poder, então é de Deus”... Eles se esquecem que poder, unção, não provam a verdade. Verdade se prova com o que está nas Escrituras Sagradas.

AGORA VAMOS À RESPOSTA DA ENQUETE?

A tristeza salta de alegria diante de Deus? Uma aplicação de uma das regras da Hermenêutica (disciplina que nos ajuda na correta interpretação das Escrituras Sagradas), nos ajudaria a responder, facilmente, NÃOOOO! Como Azenate Basílio, Priscila D’albo, David Andre, Eliabe Souza, Adriano Ferreira, Célio Queiróz, Abel Pedro, dentre outros (tirei o etc, viu?), essa afirmação, que está em Jó 41.22, se refere ao Leviatã. Todo o capítulo 41 se refere ao Leviatã, animal mítico, tenebroso e feroz, que, segundo contam as lendas, provocava o caos nos céus, na terra e nos mares. Os povos antigos acreditavam na existência dele e o descreviam como um terrível dragão.

            DETALHE INTERESSANTEA partir do capítulo 38, Deus começou a questionar Jó. Foram 71 perguntas feitas ao patriarca. Nelas, o Eterno revelou seu poder, sua sabedoria, sua glória. A pergunta sobre o Leviatã foi a última pergunta, e se encontra em Jó 41.

            Bem, agora sabemos que a tristeza não salta de alegria perante Deus, mas perante o leviatã. Resolvido?

            O PROBLEMA NÃO ESTÁ RESOLVIDO.
            A questão, aqui, não é, agora, saber se a tristeza salta de alegria perante Deus ou perante o leviatã, MAS SABER, AS RAZÕES QUE LEVARAM OS CRENTES A ACREDITAR QUE A TRISTEZA SALTA DE ALEGRIA PERANTE DEUS, E TAMBÉM, DESCOBRIR, O QUE SIGNIFICA A TRISTEZA SALTAR DE ALEGRIA PERANTE O LEVIATÃ. VAMOS POR PARTE, ENTÃO.
           
            O PROBLEMA DA TRADUÇÃO
            Algumas pessoas, no meu face, falaram que nas traduções mais modernas, a tradução e Jó 41.22 é: é: “em seu pescoço reside a força, perante ele vai o terror.” Bem, antes de vermos as diversas traduções sobre o tema, quero dizer que, rejeitar a tradução poética para as traduções modernas, é pisar nas traduções de outras bíblias, é dizer que houve um erro crasso nas traduções. Sinceramente, não acredito que se as traduções modernas estivessem clara, com certeza elas estariam nas bíblias, desde muito tempo. Agora vamos às várias traduções sobre o texto em questão:

1)      BÍBLIA KING JAMES (VERSÃO DO REI TIAGO) – Publicada em 1611, essa bíblia foi patrocinada pelo rei Tiago, da Inglaterra. Ela foi escrita por 47 teólogos (o rei convocara 54), que juntos fizeram uma das traduções mais próxima dos originais. O verso em detalhe está escrito assim, nesta bíblia: “Em seu pescoço está a força, perante ele (o leviatã) a tristeza é transformada em alegria.”
2)      BÍBLIA DE JERUSALÉM (nela o v. 22 está no v. 14 – “Em seu pescoço reside a força, diante dele corre a violência.”
3)      EDIÇÃO CONTEMPORÂNEA DE ALMEIDA – “No seu pescoço reside a força; perante ele vai o desespero.”
4)      JOÃO FERREIRA DE ALMEIDA – ERA – “No seu pescoço reside a força; perante ele salta o desespero.”
5)      NVI -  “Tanta força reside em seu pescoço que o terror vai adiante dele”.
Poderia apresentar outras versões, mas essas são suficientes. Como podemos perceber, não há um consenso. Algumas dizem que é o terror que vai adiante, outras que é a violências, outras que o desespero salta diante dele...

POR QUE A TRISTEZA SALTA DE ALEGRIA PERANTE O LEVIATÃ?  As traduções que afirmam que perante o leviatã a tristeza salta de alegria, não estão erradas. Precisamos entender que Jó é UM LIVRO POÉTICO, logo, tem estrutura poética. Dessa maneira, É PRECISO QUE O ESTUDANTE DA BÍBLIA TENHA UMA VISÃO POÉTICA. Vamos, então, explicar, nos pontos abaixo:

·         O LEVIATÃ CAUSA DESTRUIÇÃO.

·         A DESTRUIÇÃO CAUSA E ALIMENTA A TRISTEZA.

· SE NÃO HOUVESSE DESTRUIÇÃO, SOFRIMENTO, NEGATIVIDADE, NÃO HAVERIA TRISTEZA.

·         ASSIM, A TRISTEZA SOBREVIVE E CRESCE POR CAUSA DA DESTRUIÇÃO, DO SOFRIMENTO.

·         A TRISTEZA, EM JÓ 41.22, FOI PESONIFICADA, E ELA SALTA DE ALEGRIA, PERANTE O LEVIATÃ, POR CAUSA DA DESTRUIÇÃO ELE CAUSA, POIS ISSO A ALIMENTA. SÃO PULOS DE ALEGRIA PELA DESTRUIÇÃO CAUSADA PELO LEVIATÃ.

·         COMO PODEMOS PERCEBER, NÃO ALEGRIA GERADA POR DEUS, MAS UMA ALEGRIA MALÉFICA. DA MESMA FORMA QUE OS MAUS SE ALEGRAM EM PRATICAR A MALDADE, A TRISTEZA, PERSONIFICADA EM JÓ 41.22, SE ALEGRA COM A DESTRUIÇÃO CAUSADA PELO LEVIATÃ.

As outras traduções, que dizem: “perante ele vai o terror”, também estão corretas. PORÉM PERDERAM O SENTIDO, A FORÇA  E O BRILHO POÉTICOS.

POR QUE A TRISTEZA JAMAIS SALTARIA DE ALEGRIA PERANTE DEUS?
Uma vez resolvido a questão de que a tristeza salta de alegria perante o leviatã, precisamos corrigir um erro, O ERRO DE ACEITAÇÃO DE QUE A TRISTEZA SALTA DE ALEGRIA PERANTE DEUS.  Sobre isso, analisemos os pontos abaixo:

1)      DEUS NÃO TRANSFORMA TRISTEZA EM ALEGRIA – Tem muita gente que afirma que Deus transformou  a tristeza da viúva de Naim, pela morte de seu único filho,  em alegria. Essa firmação dá a entender QUE A ALEGRIA VEIO DA TRISTEZA. Jamais. DA MESMA FORMA QUE DEUS NÃO TRANSFORMA PECADO EM SANTIDADE, ELE TAMBÉM NÃO TRANSFORMA TRISTEZA EM ALEGRIA.

2)      DEUS NÃO JAMAIS FARIA TRISTEZA SALTAR DE ALEGRIA Os crentes que fazem essa afirmação, pensam que estão exaltando o poder de Deus. Mas não estão. Precisamos entender que DEUS NÃO TEM COMPROMISSO COM A TRISTEZA. Quando ele chega, a tristeza desaparece, vai embora, e alegria invade a pessoa. Deus tem compromisso com a pessoa, e não com a tristeza.

3)      TRISTEZA É FRUTO DE AÇÃO DIABÓLICA, OU RESULTADO DE SITUAÇÕES TRISTES. Deus anula as obras do diabo e muda as situações tristes. Com isso, a tristeza desparece e a alegria entra na alma, no espírito.
4)      O Sl. 16:11 diz: "Tu me mostras o caminho que leva à vida. A tua presença me enche de alegria e me traz felicidade para sempre". Na presença do Senhor há abundância de alegria, alegria completa.
5)      TRISTEZA E ALEGRIA NÃO ANDAM JUNTAS.

DOIS ERROS ELIMINADOS COM UMA CAJADADA SÓ -  Nesse artigo eliminamos dois erros, (pelo menos isso vale para os que leram todo o artigo).

1)      O que a firmava que a tristeza saltava de alegria perante Deus. Não é, é perante o leviatã.

2)     O pensamento de que perante Deus, a tristeza salta de alegria porque Deus tem poder para isso. Muita gente não sabe nem onde está escrito isso, mas afirmam por acreditar, de maneira simples, nessa afirmação equivocada.  POR QUE ELAS ACREDITAM? Por que  ouviram essa afirmação se dita, nos púlpitos, desde criança, e não foi refutada pelos pastores. UMA MENTIRA REPETIDA DIVERSAS VEZES, SEM REFUTAÇÃO, É ACEITA COMO SE FOSSE VERDADE.

O QUE APRENDEMOS COM ESSE ARTIGO?

1)      PRECISAMOS CONFRONTAR, NA BÍBLIA, AS AFIRMAÇÕES DE MUITOS PREGADORES, ASSIM COMO FIZERAM OS CRISTÃOS DE BEREIA.
2)      OS PASTORES PRECISAM CONHECER MAIS A BÍBLIA E REFUTAR TODO E QUALQUER PENSAMENTO, PASSADO NOS PÚLPITOS, QUE NÃO TEM BASE NAS ESCRITURAS SAGRADAS. ELES SÃO OS RESPONSÁVEIS POR ISSO. ESSA RESPONSABILIDADE NÃO PERTENCE SOMENTE AOS PASTORES, MAS A TODOS OS MINISTROS, TODOS OS OBREIROS: EVANGELISTAS, PRESBÍTEROS, PROFESSORES DE EBD, ETC. 
3)      OS EVANGÉLICOS PRECISAM TER UM ESPÍRITO MAIS CRITICO, E ENTENDER QUE A VERDADE DE DEUS NÃO SE ESCONDE ATRÁS DE JARGÕES DE PREGADORES NEM DAS EMOÇÕES.


LEIA AS OUTRAS ENQUETES


A BÍBLIA FECHADA NÃO É UM LIVRO COMUM, E PRONTO!





Abraços a todos.
João Moreno de Souza Filho.
Evangelista, professor, escritor.
          




4 comentários:

Abel Pedro Da Silva disse...

Didático e esclarecedor.
Essas enquetes são de valores mio alto,
Obrigado meu Pr.João Moreno por permitir a minha participação,só tem nos acrescentado mais e melhor para compreendermos A BÍBLIA.

Roberto Zambelli disse...

Boa Mestre!!! Desde que tinha visto as diversas formas de traduções, imaginava que a intenção do autor poderia não ser a mesma que sempre ouvimos em pregações,talvez faltou mais interesse da minha parte em pesquisar,mas esse estudo deixa muito claro a verdadeira intenção bíblica!! Que Deus continue abençoando sua vida e ministério!!!

Katia Lucena disse...

Sem palavras meu irmão, que o Senhor continue te abençoando.

Katia Lucena disse...

Sem palavras meu irmão, que o Senhor continue te abençoando.