quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

ADOLESCENTES DEVEM NAMORAR?




Circula, na internet, uma foto de um documento da Assembleia de Deus em Recife, presidida pelo pastor Ailton José Alves, na qual a igreja NÃO RECOMENDA O NAMORO ENTRE OS ADOLESCENTES.

Diante de tal fato surgem críticos de má fé, críticos inocentes, e apoiadores.

AFINAL, ADOLESCENTES DEVEM OU NÃO DEVEM NAMORAR?

A IGREJA TEM O DIREITO DE ENTRAR NESTA ÁREA?

VAMOS FALAR SOBRE ISSO PONTO A PONTO. 

PRIMEIRO, é preciso esclarecer que no documento não tem a palavra "PROIBIÇÃO". Nem há sanções impostas aos adolescentes que namorarem.

SEGUNDO, precisamos entender que a igreja, como instituição religiosa, pode (e deve) emitir recomendações ÉTICAS a seus fieis. Essas recomendações não podem ter o caráter de imposição nem assumir o ar de dogmas descendentes.

EM TERCEIRO LUGAR, precisamos entender que A ÉPOCA ATUAL É DE LIBERALISMO, NA QUAL A ÉTICA ESTÁ SENDO PISADA E A LIBERTINAGEM SEXUAL E NA ÁREA DO NAMORO ESTÁ DESENFREADA. Nesse contexto TODOS OS LÍDERES RELIGIOSOS DEVEM TER UM POSICIONAMENTO FIRME CONTRA A CONCUPISCÊNCIA E AS OBRAS DA CARNE. 

MAS AINDA ESTÁ SEM RESPOSTA A PERGUNTA: ADOLESCENTES DEVEM OU NÃO NAMORAR? Responderei, a seguir. ESPERO QUE MEUS PENSAMENTOS SIRVAM DE AJUDA AOS PASTORES E A TODOS OS LIDERES RELIGIOSOS E PAIS.

1) A ADOLESCÊNCIA é um período no qual, além das transformações hormonais físicas e sentimentais, HÁ TRANSFORMAÇÕES NO CÉREBRO DOS ADOLESCENTES. Existe a chamada "PODA CEREBRAL", na qual bilhões de neurônios morrem. É uma tremenda reforma no cérebro do adolescente. QUALQUER REGISTRO CEREBRAL, NESSA ÉPOCA, PERMANECERÁ PARA TODA A VIDA. Assim, se o adolescente passar a adolescência fumando, isso permanecerá registrado, em seu cérebro, para toda a vida. SE O ADOLESCENTE USAR A ADOLESCÊNCIA PARA NAMORAR MUITO, "PEGAR" MUITAS MENINAS, OU NO CASO DAS MENINAS BEIJAR MUITOS GAROTOS, ESSE COMPORTAMENTO PERMANECERÁ PARA TODA VIDA, A MENOS QUE HAJA UM ARREPENDIMENTO PROFUNDO DIANTE DE DEUS. 

2) A ADOLESCÊNCIA é um período que DEVE SER USADO PARA A PREPARAÇÃO E A ESTRUTURAÇÃO DA VIDA JOVEM E ADULTA. Portanto, se o adolescente vive perdendo tempo com aquilo que ele não pode concretizar, rapidamente, será perda de tempo, para ele. No caso do namoro, os adolescentes não trabalham, não têm perspectiva de sustentar família, e não terminaram os estudos. LOGO, AS PRIORIDADES DOS ADOLESCENTES CRISTÃOS DEVERIAM SER: Se dedicar aos estudos, orar pela futura esposa, ajudar os pais e aprender com eles, desenvolver seus talentos na igreja e na sociedade, ajudar o próximo, conhecer muito a Bíblia Sagrada, etc. Essas ações ficarão marcadas, no cérebro do adolescente, para toda a vida, e os ajudarão na vida adulta. 

3) O SEXO É PODEROSO - O adolescente não tem estrutura e maturidade emocional, racional, teórica e física nem social para refrear os desejos sexuais que são fortes na adolescência.  ADOLESCENTES QUE SE BEIJAM, SE ABRAÇAM, ESTIMULAM O DESEJO SEXUAL, E ISSO LEVARÁ, NATURALMENTE, À FORNICAÇÃO, À MASTURBAÇÃO, À PENSAMENTOS IMPUROS. NÃO ADIANTA ORAR E JEJUAR. DEUS NÃO IRÁ ANULAR OS DESEJOS SEXUAIS CRIADOS POR ELE. OS ADOLESCENTES É QUE DEVEM "FUGIR DA PROSTITUIÇÃO."

4) OS SOFRIMENTOS  - Os adolescentes não têm garantia do casamento. Assim, os namoros adolescentes se acabam, frequentemente, e o parceiro parte para outra. QUEM SOFRE MAIS COM ISSO? As moças. Elas são mais frágeis, vulneráveis e as marcas ficam para toda vida. Assim, os adolescentes que se beijam, têm comportamentos licenciosos, , SE  AUTO-PREJUDICAM, NA ÁREA SEXUAL E SENTIMENTAL, POIS, NÃO HÁ GARANTIA DO CASAMENTO, E QUANDO O NAMORO ACABAR AS MARCAS FICAM.

6) OS APROVEITADORES - Entre os adolescentes há aqueles que lutam pela MENINA MAIS BONITA DA IGREJA, e namoram só para se auto-afirmar, para se sentir que é "garanhão". As adolescentes precisam se prevenir contra esse tipo de adolescente.

7) OS PREJUÍZOS -  Por tudo o que foi dito, acima, fica claro que um namoro na adolescência prejudica, completamente, os adolescentes nas áreas espiritual, sentimental, educacional, social, etc.


8) CASAMENTO DEVE SER FRUTO DE UMA BUSCA -  Provérbios, LIVRO DE SABEDORIA, pergunta: "mulher virtuosa quem a achará?" (Pv. 31.10).  Namorar a menina mais bonita da igreja ou o menino mais belo, NÃO É BUSCAR UMA ESPOSA OU UM ESPOSO, mas uma ação para se satisfazer emocionalmente.

O casamento próspero e feliz (não perfeito) deve ser fruto de uma busca, de uma análise, e isso demora anos. Essa busca deve ser no Senhor e envolve os seguintes aspectos:

1) Oração e até jejum.

2) Análise, em oculto, da moça (ou do rapaz) que se pretende namorar. Nessa análise o adolescente observa COMO A MOÇA TRATA SEUS PAIS, SEUS IRMÃOS, SE COMPORTA DIANTE DAS MENINAS (SE ELA QUER SER O CENTRO), SUA HUMILDADE, SUAS VESTIMENTAS, , SEUS ALVOS NA OBRA DE DEUS, NA VIDA SOCIAL E PESSOAL, ETC. 

AS MOÇAS PODEM FAZER ESSA MESMA ANÁLISE DOS ADOLESCENTES. 

Isso leva tempo, anos, até. 

E SE A MOÇA (OU O RAPAZ) QUE EU GOSTO NAMORAR OUTROS ANTES DE MIM? 

Se isso acontecer, FICOU CLARO QUE ELA (OU ELE) NÃO ESTÁ ESPERANDO EM DEUS, NÃO ORA, É IMPULSIVO. NESSE CASO ANALISE O COMPORTAMENTO DELA (OU DELE) NO NAMORO. SE HOUVER COMPORTAMENTOS LICENCIOSOS, FORA DOS PADRÕES BÍBLICOS, ESQUEÇA, ORE A DEUS PARA ISSO.

O PRINCÍPIO - Se você observou um (a) adolescente que namora muito, que já teve vários parceiros (as), ESQUEÇA ESSA PESSOA. ELA NÃO SERVE PARA SER CÔNJUGE DE ALGUÉM QUE TEM COMPROMISSO POR DEUS.


MEU EXEMPLO - Quando eu começava a gostar de uma moça, eu olhava como ela se comportava entre as outras, suas vestes, como ela tratava os pais, seus alvos, etc. Gostei de uma moça, muito bonita, na minha juventude. Porém havia algo nela que SERVIU COMO BARREIRA PARA EU ME ABRIR PARA ELA. Ela usava saia muito curta. EU TINHA UMA CHAMADA MINISTERIAL, e moça daquele tipo NÃO ME AJUDARIA NO MINISTÉRIO.

A esposa com a qual me casei, a conheci no Seminário INSTITUTO BÍBLICO DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS (IBAD). Mesmo assim eu usei vários critérios para a escolher. Hoje ela já dorme no senhor.

A minha futura esposa, antes de eu decidir por ela, FIZ UMA SÉRIE DE ANÁLISE, centenas de perguntas, não só a ela mas a pessoas próximas a ela (e ela nem sabe disso).

DIANTE DISSO, NO NAMORO DEVE HAVER MAIS PERGUNTAS DO QUE BEIJOS, E OS ADOLESCENTES NÃO TÊM ESTRUTURA TEÓRICAS PARA FAZER GRANDES PERGUNTAS DA VIDA. ELES SÃO PURA EMOÇÃO E IMPULSIVOS, INTEMPESTIVO. 


MINHA CONCLUSÃO

Diante do que foi dito, concluo dizendo que:


O ADOLESCENTE NÃO DEVE NAMORAR!

SE QUISEREM NAMORAR, QUE EVITEM BEIJOS, ABRAÇOS ERÓTICOS, LIBERTINAGEM,  E USEM O TEMPO DO NAMORO PARA: CONHECIMENTO DAS FAMÍLIAS, DOS AVOS UNS DOS OUTROS, E MUITA, MUITA ORAÇÃO E ESTUDO DA BÍBLIA. 



O pastor Ailton José Alves está certo em não recomendar o namoro entre os adolescentes, a igreja também.



COMO FUNCIONA, NA PRÁTICA?


Aqui, em Mogi Guaçu, há uma igreja que não incentiva os adolescentes a namorar. Eles oram, até Deus confirmar. Noivam e casam.

Mas isso só é possível por causa dos seguintes fatores:

1) Há casais de pastores que oraram durante anos, até namorar, e no namoro não agiram despertando a libido um do outro. Eles sabiam os limites de  um namoro cristão.

2) A liderança é próxima dos adolescentes. Oram, brincam com eles. Vão às vigílias com eles.

3) A igreja há muita palavra de Deus. Há culto que são mais de 2 horas de ministração da Palavra, profunda ministração. Os adolescentes anotam tudo, não saem.

4) Os adolescentes são incentivados a jejuarem e a fazerem vigílias semanalmente. Quando não é na igreja, é no monte, e os pastores da igreja vão com os adolescentes.

5) Os pastores e a liderança dos adolescentes não agem como chefes dos adolescentes, mas como amigos.

6) Os pastores têm autoridade na Palavra, vida com Deus, humildade, exemplos nos milagres.

Todos os pontos acima são importantes para os pastores conquistarem os adolescentes e os levarem a seguir seus ideais.


Um rapaz desta igreja me procurou para ORAR COM MINHA FILHA TENDO EM VISTA UM COMPROMISSO DE NAMORO. Isso foi muito bonito. Hoje, na maioria das vezes, OS RAPAZES PEDEM A MOÇA EM NAMORO SEM FALAR COM OS PAIS. Eles oraram por alguns meses e descobriram que não era vontade de Deus que continuassem.

DICA PARA AS MOÇAS. 

SE UM RAPAZ QUISER FALAR COM TEUS PAIS PARA ORAR TENDO EM VISTA UM NAMORO, VALORIZE ESTE ATO. É UMA AÇÃO ÉTICA, DE RESPEITO E DE VALOR. 

SE O RAPAZ SÓ TE ELOGIAR E QUISER TE BEIJAR SEM UM PERÍODO DE ORAÇÃO, SEM PEDIR AUTORIZAÇÃO DE TEUS PAIS, PRIMEIRO, DESPREZE ISSO, FUJA DESSE RAPAZ. 


Por João Moreno de Souza Filho.

Psicopedagogo, Jornalista,
Teólogo, Escritor.


Nenhum comentário:

QUERO COMPRAR O LIVRO DECIFRANDO OS CÓDIGOS DO MAL

Código para o site