sexta-feira, 4 de março de 2016

O MILÊNIO SERÁ PARA A IGREJA? NÃO! LIVRO DA CPAD DIZ ISSO! EU CONCORDO


O MILÊNIO, NESSA TERRA,  NÃO É PARA A IGREJA. O CÉU É PARA A IGREJA!




O pastor João de Oliveira, de saudosa memória, deixou claro, em seu livro, O MILÊNIO, publicado pela CPAD,    que  o          Milênio não será para a igreja. Ele foi bem claro no capítulo 04: "PARA QUEM SERÁ O MILÊNIO", e no capítulo 05: COMO E ONDE ESTARÁ A IGREJA NO MILÊNIO? Ele enfatizou o estado de glória da igreja, e foi claro nos argumentos   dizendo que A IGREJA AGUARDA O CÉU. ELE FEZ DIFERENÇA, TAMBÉM, ENTRE O MILÊNIO E O ESTADO ETERNO, NA NOVA TERRA. 

Pois bem, a revista da CPAD,  sobre o Milêncio, deste domingo, 06 de março de 2016, ensina que A IGREJA REINARÁ COM CRISTO, NO MILÊNIO, NESTA TERRA.

Esse ensinamento É INCOERENTE COM A PRÓPRIA CPAD, pois, como já disse, no livro MILÊNIO, DO CONHECIDO, RESPEITADO, RENOMADO PASTOR JOÃO DE OLIVEIRA, QUE FOI PROFESSOR NO IBAD, INSTITUTO BÍBLICO DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS, LOCAL QUE ENSINEI,TAMBÉM, POR 12 ANOS, ESTÁ MUITO CLARO QUE O MILÊNIO NÃO SERÁ PARA A IGREJA.

COMO A CPAD PODE TER DOIS PENSAMENTOS DIVERGENTES?
NÃO HÁ REVISOR TEOLÓGICO NA CPAD PARA IMPEDIR INCOERÊNCIAS?

Sobe isso, faço algumas perguntas e esboço alguns pensamentos.

PARA QUEM SERÁ O MILÊNIO?  - O que escrevemos acima dá uma pista para a
resposta à esta pergunta. Porém é interessante analisarmos alguns textos sagrados para darmos uma resposta consistente. 
  • A igreja e todos os santos mortos, de todas as eras, serão arrebatados, (1 Ts. 4.13-18). Na guerra do armagedom, que acontecerá no final do governo do anticristo, milhões de pessoas morrerão, ou como consequência da guerra ou como resultado da intervenção do próprio Deus (Zacarias 13.8; 14.12). Após esta guerra, os que restarem vivos serão purificados, inclusive os judeus (Zacarias 13.8,9). Os que restarem  vivos adorarão a Jesus, em toda a terra, e principalmente em Jerusalém (Zacarias 14.16). Os judeus e Jerusalém serão amados – Zacarias 8.20-23. Quem sobreviver ao armagedom, será chamado santo – Isaias 4.1-4. A lei sairá de Jerusalém – Isaias 2.3. Observem que isto acontecerá “nos últimos dias”, ou seja, ainda não se cumpriu (Isaias 2.1-3; Miqueias 4.1-3)
  • No milênio o povo judeu será curado, Isaias 30.26.
  • Apocalipse 20 deixa claro que haverá um grupo especial de pessoas que reinarão, com Cristo, no milênio. Serão os mártires do período tribulacional.

            Diante dessas informações, é fácil afirmar, agora, que O MILÊNIO SERÁ PARA OS JUDEUS, PARA OS QUE NÃO ADORARAM A BESTA E PARA OS QUE RESTARAM VIVOS APÓS A GRANDE TRIBULAÇÃO.

O MILÊNIO NÃO SERÁ PARA A IGREJA?  Não. O milênio será literal, e limitado a nuil anos. Os salvos terão corpos glorificados, estarão em outra dimensão, diferente da dimensão terrena (1 Co.15.35-54; Filipenses 3.21; 1 João 3.2; Fil. 3.21). Não há, na bíblia, nenhuma ligação do milênio à igreja.

ONDE E COMO ESTARÁ A IGREJA, NO MILÊNIO? “A vida futura dos crentes é descrita, na Palavra de Deus, como translúcida, em corpos glorificados que refletirão a imagem de Deus!”João de Oliveira, CPAD, no livro O MILÊNIO, de 1986.

Já vimos que os salvos terão, após o arrebatamento,  corpos glorificados. Em 1  ts. 4.13-18, após o arrebatamento, o texto é claro que “estaremos para sempre com o senhor,” em estado de glória, Colossenses 3.4. 
Jesus falou, claramente, que seremos como anjos de Deus, “no céu” (NÃO NA TERRA),  Mateus 22.30. Observem: “no céu”, não na terra. Portanto, materializar o estado da igreja para o milênio, na terra, é não ser fiel ao texto sagrado.

Há os que afirmam que a igreja estará, na terra, no milênio, em estado espiritual, governando sobre as nações.  NÃO É ISSO O QUE A BÍBLIA DIZ. Quem governará, com Cristo, no milênio, serão os mártires do período tribulacional, (Ap. 201.-4).

Jesus prometeu o céu para a igreja, e não a terra. Isto está claro em João 14.1-4. Neste texto Jesus disse que iria para o céu preparar moradas para nós, e que ele voltaria para levar-nos para  lá.   
Em Lucas 22.30 Jesus disse, claramente, que comeremos à sua mesa em seu reino.  Onde fica o reino de Jesus? Ele não estava falando, nesse texto, de um reino que viria, mas de um reino que já existia, que já pertencia a ele. Logo, não há dúvida, a igreja irá para o céu. Ela não foi chamada para ficar na terra.    
  Jesus disse, e está registrado em Mateus 8.11, que os salvos “assentar-se-ão à mesa com Abraão, Isaque e Jacó, no reino dos céus.  Essa promessa não é material, mas espiritual.                                                                                                                                                                                            ANALISEMOS OS TÓPICOS ABAIXO                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                        
    MUITO MAIS DO QUE O MILÊNIO -  1 Co.2.9, deixa claro, que o que Deus preparou para os salvos não cabe no reinado terreno, nem no milênio, cujas características já são apresentadas na Bíblia. Deus preparou para nós coisas celestiais, espirituais, divinas, que não cabem no imaginário humano nem na dimensão terrena.
        FOMOS CHAMADOS PARA VER A DEUS E ESTAR DIANTE DELE -  Mateus 5.8 e Hebreus12.14 fala sobre o privilégio que os puros terão: eles verão a Deus. Ora, o Altíssimo é espírito, logo, ele só poderá ser visto por seres espirituais. Esse privilégio é muito maior do que desfrutar do milênio terreno.      
        UMA PÁTRIA, NO CÉU -  Paulo disse que nossa pátria está nos céus, (Fl. 3.20), e Moisés sabia da existência de uma cidade celestial, não terrena, (Hebreus 11.10).
        DIANTE DO TRONO DE DEUS -  Apocalipse 7.9-17 fala da igreja, que estará diante do trono de Deus, e no seu santuário. Isso não será na terra, durante o milênio.
        MAS A IGREJA NÃO RETORNARÁ COM CRISTO PARA IMPLANTAR O MILÊNIO? Vimos, acima, que a igreja será arrebatada, irá para o tribunal de Cristo. Depois, retornará, com o Senhor, para implantar o milênio. É preciso reforçar, aqui, que os santos estarão em corpos glorificados. Eles estarão em estado espiritual, logo, não participarão do milênio com os homens, da mesma forma que há anjos na terra, hoje, porém eles não participam do governo humano, estão em estado espiritual.
       MAS OS SANTOS NÃO REINARÃO SOBRE A TERRA ? Em Apocalipse 5.9,10, os 4 animais e 24 anciãos cantam para Cristo, e em seu cântico afirmam que aqueles comprados pelo sangue do cordeiro (Jesus), reinarão sobre a terra. Esta informação não contradiz o que afirmamos, acima, de que o milênio não é para a igreja? Leia o tópico abaixo:
A NOVA TERRA - PEDRO DESCOBRIU O MISTÉRIO- PEDRO FOI CLARO AO DIZER, EM 2 PEDRO 3.13: "NÓS AGUARDAMOS NOVOS CÉUS E NOVA TERRA." PRONTO. NÃO É PORQUE A BÍBLIA DIZ EM UM TEXTO QUE NÓS GOVERNAREMOS SOBRE A TERRA, QUE SERÁ NO MILÊNIO, NESTA TERRA. SERÁ NA NOVA TERRA, POIS O MILÊNIO NÃO É PARA A IGREJA. 
É preciso fazer uma separação, aqui, entre o reino de Cristo no  milênio, e o reino eterno de Cristo na nova terra.


A IGREJA REINARÁ NA NOVA TERRA NA QUAL HAVERÁ O ESTADO ETERNO DE GLÓRIA, SEM MALDIÇÃO, E O TABERNÁCULO DE DEUS ESTARÁ ENTRE OS HOMENS, (Ap. 21.1-8, ss).

NÃO HÁ, NENHUMA LIGAÇÃO DAS PROFECIAS SOBRE O MILÊNIO COM A IGREJA.  Nem no Antigo Testamento, nem no Novo.  Não há, nenhum texto, QUE DIGA QUE NO MILÊNIO NÓS PARTICIPAREMOS DO MILÊNIO, NA TERRA. ISSO FOI UM PENSAMENTO CRIADO, ENSINADO, PORÉM NÃO HÁ TEXTO BÍBLICO QUE PROVE ISSO. 
E ONDE ESTARÁ A IGREJA NO MILÊNIO- Essa pergunta mostra nossa curiosidade. PORÉM AS CURIOSIDADES TEOLÓGICAS NÃO DEVEM SER SATISFEITAS COM AFIRMAÇÕES QUE NÃO ESTÃO NA BÍBLIA. A BÍBLIA DIZ QUE APÓS O ARREBATAMENTO, "ESTAREMOS COM O SENHOR". Ora, meu Deus do céu, o Altíssimo é imenso, ilimitado, está em todos os lugares... ESTAR COM O SENHOR NÃO BASTA? 


CONCLUSÃO

  • NÃO HÁ NENHUMA PROMESSA, CLARA, QUE A IGREJA ESTARÁ NA  TERRA, NO MILÊNIO.
  • O REINADO DO MILÊNIO É LIMITADO POR MIL ANOS.
  • A IGREJA NÃO TERÁ UM REINADO LIMITADO A MIL ANOS.    
  • O QUE ESTÁ CLARO É QUE OS MÁRTIRES DA GRANDE TRIBULAÇÃO, ESSES SIM, GOVERNARÃO COM CRISTO, NO MILÊNIO. (Ap. 20.44).

Observem o verbo: VIVERÃO. É uma promessa para os mártires da grande tribulação.

OBS. A CPAD NÃO PODE FALAR SOBRE ESCATOLOGIA SEM REVER OS ENSINAMENTOS DE JOÃO DE OLIVEIRA E OUTROS NOMES, NEM DEIXAR DE RELER SEUS LIVROS.

SE A CPAD TEM DOIS PENSAMENTOS, ELA ABRE MARGENS PARA DIVISÃO DENTRO DA PRÓPRIA IGREJA. 

EU TENHO CERTEZA QUE, SE A LIÇÃO DESSA SEMANA FOR CONFRONTADA COM O LIVRO DE JOÃO DE OLIVEIRA, O PENSAMENTO DE JOÃO DE OLIVEIRA PREVALECERÁ, FACILMENTE. 

LEIA, AINDA: É só clikar no link abaixo:

A NOVA JERUSALÉM NÃO SERÁ PARA O MILÊNIO, MAS PARA A NOVA TERRA

NÃO CONFUNDAMOS O MILÊNIO COM O ESTADO ETERNO

A TERRA SERÁ DESTRUÍDA OU RENOVADA? A BÍBLIA RESPONDE


João Moreno S. Filho.
Escritor, Teólogo, Psicopedagogo, Jornalista. 

VOCÊ NÃO PODE DEIXAR DE LER
JOÃO 08 E AS INCONSISTÊNCIAS DAS PENITENCIAS CATÓLICAS

POR QUE OS HOMENS SÃO MAIS FELIZES DO QUE AS MULHERES?


ANEXO 01 COMO EXPLICAR AP. 5.10: "Eles reinarão sobre a terra,  E AP. 1.6: "para o nosso Deus o fizeste reis e sacerdotes?

O ponto a ser discutido, aqui, não é o estado da Igreja, MAS O LOCAL ONDE AP. 
5.10 e 1.6, SE DARÁ. 
Como já falei, O livro da CPAD, O MILÊNIO, DE JOÃO DE OLIVEIRA, NOS CAPÍTULOS 04 e 05, deixa claro que: A IGREJA AGUARDA O CÉU, A NOSSA CIDADE ESTÁ NO CÉU, A MORADA PARA A IGREJA ESTÁ NO CÉU
Então, rei e sacerdotes para Deus não precisa ser, nesta terra, POIS O CÉU É UM REINO IMENSO, QUE NÓS NEM IMAGINAMOS COMO SERÁ
Com relação a Ap. 5.10, nós PRECISAMOS ATENTAR PARA UM PRINCÍPIO: Nenhuma interpretação deve contrariar um princípio da Bíblia. PEDRO DISSE, QUE A IGREJA AGUARDA NOVOS CÉUS E NOVA TERRA, 2 PD. 3.13.
 Essa visão não pode ser desprezada. Ap. 5.10 fala que reinaremos sobre a terra, MAS NÃO DIZ QUE É NESSA TERRA
Ora, se Pedro diz que aguardamos Nova terra, Ap. 5.10 não pode contrariar um princípio da própria bíblia, em Pedro.
 Pedro foi claro, específico, e Ap. 5.10 não foi, Se não há incoerência na Bíblia, há teólogos que afirmam que REALMENTE, A IGREJA REINARÁ, NA TERRA, NA NOVA TERRA.
 Não há, na Bíblia, claramente,  promessa para igreja relacionada à essa terra. 
SOBRE OS OBJETIVOS DO MILÊNIO, ele será para os Judeus, os que passarem pela grande tribulação, incluindo os mártires. 




ANEXO 02 - RESPONDENDO A UM COMENTÁRIO

Como eu tenho certeza que nem todos leem os comentário, abaixo desse artigo, posto, aqui, um comentário crítico à matéria e minha resposta. 


        O COMENTÁRIO

O argumento que vc usou, até parece ter fundamento, porém, não passa pelo crivo da própria palavra. Cristo literalmente está com o seu corpo, o qual Ele ressuscitou, os crentes terão os seus corpos transformados e Irã ter corpo assim como Cristo tem um corpo literalmente. E o período que a igreja está lá no céu será no período da grande tribulação e depois virá junto com Cristo para reinar no milênio, João 14 está bem claro; para que onde Eu estiver estejais vós. Ou seja estaremos com o Senhor para sempre. E se a Bíblia diz que corporalmente no Filho Abita toda a divindade e o Filho vai está na terra e toda a divindade nEle, o quer que vamos ficar fazendo no céu sozinhos?
4 de jul de 2019 13:13:00


MINHA RESPOSTA


 O FAROL disse...

O texto (artigo)  não objetiva  dizer onde estará a igreja, durante o milênio. O TEXTO DEFENDE A IDEIA DE QUE O MILÊNIO NÃO É PARA A IGREJA, só isso. Deus não nos prometeu um reinado que findará. O milênio terá fim. 

Sobre o fato de Cristo estar reinando na terra, não quer dizer que ele não estará no céu, pois desse modo onde fica a ONIPRESENÇA de Cristo?

O próprio Jesus está no céu, hoje, porém ele também está onde 2 ou 3 se reunem em seu nome. Ou ele não está entre nós? É linguagem figurada? Jesus é imenso, infinito e Onipresente. 

O reinado do milênio será um reinado sob o comando de Cristo, mas isso não significa que Cristo se limitará à terra. O CÉU NÃO ESTARÁ SEM CRISTO, NO MILÊNIO.  Ele também continuará reinando, no céu. Então, a igreja estar no céu, ou na terra, durante o Milênio, não importa. Ou lá ou aqui é estar com Cristo. Não há incoerência bíblica, nisso. 

EU ACREDITO QUE A IGREJA, COM CORPOS ESPIRITUAIS, terá acesso ao céu e à terra. Agora o que ela vai fazer, não sei. A Bíblia não é clara. 

Só posso defender, mais uma vez o artigo: O milênio não é para a igreja. É um governo de Cristo, para os judeus e os homens do milênio,para as nações. Será um reinado que passará. 

Ap. É bem claro que SÓ IRÃO GOVERNAR COM CRISTO OS QUE FOREM DECAPITADOS PELA BESTA (AP. 20.4). Ou seja, os crentes que não foram decapitados, forem arrebatados antes da Grande tribulação, não reinará, no milênio. A menos que você acredite que a igreja passará pela grande tribulação. Eu não creio assim. 

Mesmo assim, se for para a igreja passar pela grande tribulação, (eu não creio assim), só há promessa de reinado com Cristo para os que forem decapitados pela Besta. Ou seja, não há promessa de reinado no milênio para quem morreu antes da besta ou para quem for arrebatado. Agora eu pergunto: É CORRETO SÓ UMA PARTE DA IGREJA REINAR NO MILÊNIO?

Tire de sua cabeça isso de que a igreja reinará no Milênio. Deus não prometeu para a igreja um reinado temporal e terreno, mas um reinado espiritual, atemporal. 

Abraços. 

Prof e evangelista João Moreno.
7 de jul de 2019 12:11:00

6 comentários:

Unknown disse...

Gostei é preciso homens de coragem nesta última hora

jota be disse...

realmente sempre fiquei confuso e inconformado com certas afirmações sobre milênio e igreja,contudo não sou professor ;acabo fazendo de conta que entendi.
jbatista de bh

José Ribeiro disse...

Nem Jesus e nem a igreja participará Milênio. Jesus reinará no milênio na Terra, através dos Santos da grande tribulação em corpos glorificado de forma invisível, como os anjos que atuam na Terra, hoje, em prol da igreja. Somente 144.000 israelitas sairão vivos da grande tribulação para povoar toda a Terra no milênio. A igreja, que é a nova Jerusalém que desce do céu, aguardará o fim do juízo final para descer do céu para a nova Terra, onde reinará com Cristo sobre a casa de Jacó, os filhos dos 144.000 israelitas nascidos no milênio. Os 144000 são a esposa de Cristo no estado eterno.

Unknown disse...

O argumento que vc usou, até parece ter fundamento, porém, não passa pelo crivo da própria palavra. Cristo literalmente está com o seu corpo, o qual Ele ressuscitou, os crentes terão os seus corpos transformados e Irã ter corpo assim como Cristo tem um corpo literalmente. E o período que a igreja está lá no céu será no período da grande tribulação e depois virá junto com Cristo para reinar no milênio, João 14 está bem claro; para que onde Eu estiver estejais vós. Ou seja estaremos com o Senhor para sempre. E se a Bíblia diz que corporalmente no Filho Abita toda a divindade e o Filho vai está na terra e toda a divindade nEle, o quer que vamos ficar fazendo no céu sozinhos?

O FAROL disse...

O texto não é para dizer onde estará a igreja, durante o milênio. O TEXTO DEFENDE A IDEIA DE QUE O MILÊNIO NÃO É PARA A IGREJA, só isso. Deus não nos prometeu um reinado que findará. O milênio terá fim.

Sobre o fato de Cristo estar reinando na terra, não quer dizer que ele não estará no céu, pois desse modo onde fica a ONIPRESENÇA?

O próprio Jesus está no céu, hoje, porém ele também está onde 2 ou 3 se reunem em seu nome. Ou ele não está entre nós? É linguagem figurada? Jesus é imenso, infinito e Onipresente.

O reinado do milênio será um reinado sob o comando de Cristo, mas isso não significa que Cristo se limitará à terra. Ele também continuará reinando, no céu. Então, a igreja estar no céu, ou na terra, não importa. Ou lá ou aqui é estar com Cristo. Não há incoerência bíblica, nisso.

EU ACREDITO QUE A IGREJA, COM CORPOS ESPIRITUAIS, terá acesso ao céu e à terra. Agora o que ela vai fazer, não sei. A Bíblia não é clara.

Só posso defender, mais uma vez o artigo: O milênio não é para a igreja. É um governo de Cristo, para os judeus e os homens do milênio,para as nações. Passará.

Ap. É bem claro que SÓ IRÃO GOVERNAR COM CRISTO OS QUE FOREM DECAPITADOS PELA BESTA. Ou seja, os crentes que não foram decapitados, forem arrebatados antes da Grande tribulação, não reinará, no milênio. A menos que você acredite que a igreja passará pela grande tribulação. Eu não creio assim.

Mesmo assim, se for para a igreja passar pela grande tribulação, (eu não creio assim), só há promessa de reinado com Cristo para os que forem decapitados pela Besta. Ou seja, não há promessa de reinado no milênio para quem morreu antes da besta ou para quem for arrebatado. Agora eu pergunto: É CORRETO SÓ UMA PARTE DA IGREJA REINAR NO MILÊNIO?

Tire de sua cabeça isso. Deus não prometeu para a igreja um reinado temporal, mas um reinado espiritual, atemporal.

Abraços.

Prof e evangelista João Moreno.

Love disse...

Simples entender, o que é a igreja?