quarta-feira, 17 de setembro de 2014

AS INCOERÊNCIAS DA DOUTRINA DA REENCARNAÇÃO


A reencarnação, doutrina que defende os sucessivos renascimentos das pessoas, tem crescido no Brasil, e no mundo.Essa doutrina ensina que as ações das pessoas, em vida, influenciarão sua vida futura, para o bem ou para o mal. 
No Brasil essa doutrina  é divulgada pelo Espiritismo e é aceita pela grande maioria, como uma doutrina espírita. Porém isso não é verdade, pelos pontos que elencarei, a seguir.
1.      Há mais de 5.000 anos, ou seja, aproximadamente 3.000 a. C., esta doutrina já existia em sua forma embrionária, na Índia, no início do Hinduísmo, na literatura dos vedas.
2.      Há  muitas outras religiões que aceitam a reencarnação, como mostra o quadro abaixo.

MOVIMENTOS RELIGIOSOS E RELIGIÕES QUE ACEITAM A REENCARNAÇÃO
Budismo
Bramanismo
Confucionismo
Candomblé
Cabala
Esoterismo
Eubiose
Espiritismo

Gnosiologia
Hinduísmo

Islamismo esotérico (Surate II,26 e Surate XVII: 52 do Corão)
Jainismo
Mahaísmo
Rosa-cruz
Santo Daime
Seicho-no-ie

Sikhismo
Taoísmo
Teosofia
Xamanismo
Xintoísmo

Zoroastrismos
















PENSAMENTOS SOBRE A REENCARNAÇÃO



PENSAMENTOS NA DOUTRINA DA REENCARNAÇÃO
Para que entendamos a ideia por trás da doutrina da reencarnação, precisamos ir à fonte, à origem, isso é, ao Hinduísmo. Depois falarei sobre a reencarnação no Espiritismo e  mostrarei, no final, o porque essa doutrina não se sustenta quando ela é confrontada com o ideal de Deus, a existência dos homens e a criação.

REENCARNAÇÃO E SALVAÇÃO NO HINDUÍSMO - No Hinduísmo não há uma visão salvífica como no Cristianismo. A salvação, para os hindus, consiste na libertação do samsara, O CONJUNTO INTERMINÁVEL DE REENCARNAÇÕES. Após esta libertação, o indivíduo passará a fazer parte da natureza do Brahma, desaparecendo como ser e se tornando igual ao ser absoluto.
Pela doutrina hindu, em cada reencarnação, as pessoas carregam o Karma, palavra sânscrita que diz respeito a ação, trabalho, atividade, e há uma intrincada relação entre o reto agir e as consequências. Se uma pessoa foi má na terra, poderá nascer, na próxima reencarnação, em uma posição social inferior. Pela reencarnação hindu, uma pessoa pode nascer como animal.

REENCARNAÇÃO NO BUDISMOO budismo saiu do Hinduísmo, por várias razões, dentre elas encontrava-se AS INTERMINÁVEIS REENCARNAÇÕES.  Não havia, no Hinduísmo, um número limites para as reencarnações. No Budismo isso mudou. Quem conseguir erradicar os desejos e cumprir o caminho dos oito passos, etc, se libertará das intermináveis reencarnações e atingirá o Nirvana.

E ONDE ENTRA DEUS? Como podemos ver, a salvação no Hinduísmo e no Budismo é resultado de esforços humanos aqui na terra. Deus nada faz para salvar o homem. Porém sabemos que, como o homem é fraco, tem as naturezas do bem e do mal, ele, sozinho, não conseguirá se salvar e jamais se libertará da reencarnação.
O homem precisa de Deus para a sua salvação.
  
A REENCARNAÇÃO NO ESPIRITISMO E A INTELIGÊNCIA DE ALLAN KARDEC -  a soutrina ensinada por Allan Kardec é a principal dos arraiais das religiões espiritualistas. Leon Hippolyte Rivail (o verdadeiro nome de Allan kardec), nascido em Lião, em 1804, filho de um advogado, tomou o pseudônimo de Allan Kardec por acreditar ser ele a reencarnação de um poeta celta que tinha esse nome. Dizia ter recebido a missão de pregar a nova religião, o que começou a fazer em 30 de abril de 1856.

Kardec pegou uma doutrina que já estava estabelecida e a moldou para o mundo ocidental, incluindo, inclusive, conceitos cristãos. 

MAS DE QUEM KARDEC RECEBEU A MISSÃO DE PREGAR O ESPIRITISMO E A REENCARNAÇÃO?  R. Dos espíritos.

Como Deus escolhe quem irá reencarnar? Todos reencarnam?
São perguntas que precisam de respostas
claras e consistentes. 
QUAL FOI O ERRO DE KARDEC? Acreditar nos espíritos sem julgá-los, como ensina a Bíblia: “Amados, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus...” 1 João 4.1.



AS INCOERÊNCIAS ENTRE AS DOUTRINAS DA REENCARNAÇÃO HINDU, BUDISTA E ESPÍRITA -  Um dos pontos que estudamos na Teologia sobre Deus é que, EM DEUS NÃO HÁ INCOERÊNCIA.  Tiago, falando sobre a vida cristã, disse que não pode haver incoerência, assim como em uma fonte não pode sair água doce e água amarga, assim como em uma figueira não pode produzir azeitona, Tiago 3.11,12.
Dentro dessa perspectiva, uma doutrina, SE ELA É DE DEUS, É A MESMA EM TODO O MUNDO, NÃO MUDA.

A DOUTRINA DA REENCARNAÇÃO NÃO É DE DEUS, pois nela há diversas visões. O Espiritismo prega uma reencarnação que é melhorada com o bem praticado, na terra. O Budismo fala sobre a anulação dos desejos para vencer as intermináveis reencarnações.  O Hinduísmo prega uma reencarnação que não tem fim. Ora, ESSA DOUTRINA NÃO PODE TER SAÍDO DE DEUS, MAS DE UM SER QUE É INCOERENTE POR NATUREZA.
Se há mais pessoas vivas do que mortas,
se há mais nascimentos do que mortes,
onde estão as almas que faltam
para anular o déficit de almas?
Deus jamais revelaria uma verdade para os hindus, e para os budistas e os espíritas ensinaria algo diferente. Nesse caso, QUEM ESTARIA COM A VERDADE SERIA O HINDUÍSMO, pois nele encontra-se a origem da doutrina da reencarnação. 

A REENCARNAÇÃO É ILÓGICA  COM A EXISTÊNCIA HUMANA
Todos nós sabemos que A RAÇA HUMANA TEVE INÍCIO, NA TERRA.  Pela Bíblia, Adão e Eva foram o primeiro casal. Agora resta saber se Adão e Eva foram criados ou se eran reencarnações.
Pelo texto sagrado, DEUS SOPROU O ESPÍRITO DE VIDA EM ADÃO, logo, ele não era uma reencarnação. Seu espírito não veio pronto, de outro mundo, pelo contrário, saiu do próprio Deus. 

OS PRIMEIROS SERES HUMANOS NÃO PODERIAM SER REENCARNAÇÕES,  pois, só há reencarnação onde já houve vida, e morte. Como não houve morte até Abel, Adão, Eva, Caim, não foram reencarnação. Depois da morte de Abel, só poderia haver uma reencarnação, pois só ele morrera.  Assim, se depois de Abel, antes da próxima morte, houve 50 nascimentos, pelo menos 49 não seriam reencarnações.

DENTRO DESSA  LÓGICA, A REENCARNAÇÃO NÃO FAZ PARTE DO INÍCIO DA RAÇA HUMANA. RESTA SABER QUANDO FOI QUE ELA PASSOU A FAZER PARTE DA HUMANIDADE, O QUE OS ESPÍRITAS NÃO DIZEM.

DEPÓSITO DE ALMA – Algumas interpretações sobre a reencarnação dizem que no céu há um depósito de almas imperfeitas e que elas vêm para a terra para se aperfeiçoar. Se esta teoria for verdadeira, então nunca houve reencarnação, MAS ENCARNAÇÃO. Reencarnação só acontece se alguém que morreu volta à vida. As almas do suposto depósito de espíritos nunca estiveram na terra. 

QUANTAS ALMAS HÁ NO CÉU?  Hoje, 2014, o mundo tem aproximadamente 7 bilhões e 200 milhões de habitantes. SEMPRE NASCEU MAIS PESSOAS DO QUE MORREU. POR ESSA LÓGICA, A REENCARNAÇÃO SE TORNA IMPOSSÍVEL, PELAS DIVERSAS RAZÕES:

1)      Se no céu havia 5 bilhões de almas esperando para vir para a terra, esse número já passou, isso quer dizer que há, na terra,  mais de 2 bilhões de pessoas que não são reencarnações. 5 bilhões de pessoas só teriam vindo à terra uma vez, LOGO, NÃO HÁ GARANTIA DE QUE ALGUÉM É REENCARNAÇÃO DE QUEM JÁ VIVEU, POIS AS 5 BILHÕES DE ALMAS AINDA ESTARIAM NA TERRA. PORTANTO, AS VÁRIAS REENCARNAÇÕES FICARIA IMPOSSÍVEL, POIS SEMPRE FALTARIA ALMAS PARA COMPLETAR O NÚMERO DE PESSOAS NASCIDAS. 
2)      Se no céu há MAIS ALMAS DO QUE HABITANTES NA TERRA, então, Muitos estariam lá, no céu, esperando reencarnar, isso quer dizer, que não há garantia de que alguém nasceu, morreu, e renasceu, POIS SERIA INJUSTIÇA, DE DEUS, PARA COM AQUELES QUE ESTARIAM ESPERANDO PARA NASCER. POR ESTA PERSPECTIVA, TAMBÉM NÃO DARIA  PARA AFIRMAR QUE UM PESSOA JÁ REENCARNOU VÁRIAS VEZES.
3)      SE NÃO HÁ DEPÓSITO DE ALMAS Se não houver depósito de almas, no céu, esperando para nascer em um corpo humano, a reencarnação se tornaria mais impossível, ainda, POIS SEMPRE NASCEM MAIS PESSOAS DO QUE MORREM, ASSIM, A MAIORIA DA TERRA NÃO É REENCARNAÇÃO, LOGO, NÃO DÁ PARA SUSTENTAR A DOUTRINA DA REENCARNAÇÃO.


A Bíblia é clara, ao dizer, em Hebreus 9.27, que o homem só morre uma vez, depois disso vem o juízo. Essa doutrina é mais lógica e mais coerente com a realidade humana: SEMPRE HÁ MAIS NASCIMENTO DO QUE MORTE. SE A REENCARNAÇÃO FOSSE VERDADEIRA, FALTARIAM ALMAS PARA OS SERES HUMANOS NASCIDOS, HAVERIA MUITA GENTE ZUMBI, SEM ALMA E SEM ESPÍRITO.

UMA MENSAGEM PARA QUEM DISCORDA DE MIM  Somos seres racionais, fomos criados para pensar, e por essas razões esse texto visa chamar-vos à reflexão, à análise.
Há, ainda, perguntas a serem feitas: Como Deus escolhe quem reencarnará? Todos que morrem reencarnam? Se sim, como conciliar isso com um número de nascimento maior do que o de mortes? Que Deus vos abençoe.


FINALIZANDO - Zacarias 12.01 é uma pá de cal na doutrina da reencarnação. Esse texto revela que Deus cria o espírito do homem dentro dele.  Assim, o espírito de cada pessoa é formado por Deus, ele não vem pronto. 

Por João  Moreno de Souza Filho.
Direitos reservados.
Publicação autorizada com a indicação da fonte.
Divulguem para os nossos amigos espíritas.

Contato:

jmorenofilho@yahoo.com.br
Zap. (19) 9 8324-6484


2 comentários:

Luis Salvador disse...

TODO conhecimento religioso humano é relativo e passível de questionamento,portanto a INCOERÊNCIA é AMPLA E IRRESTRITA.suas convicções não são as minhas e vice e versa...quem está certo então?

Marcos Ricardo disse...

Só sei de uma coisa:As sagradas escrituras sao, para pleno conhecimento, apenas para os que se decidem por Cristo,meio pelo qual, o professor Espírito Santo passa a iluminar a mente dos estudiosos,cujos objetivos primordiais sejam um relacionamento mais íntimo do Criador e assim estar melhor preparado para fazer a Obra de evangelização determinada por Cristo; estar, com os conhecimentos adquiridos, oriundos dos estudos,liberto de ventos doutrinários que tanto embaraçam a mente das pessoas e as afasta de seu Criador, ao invés de se aproximarem.