EXERCÍCIO SOBRE ÉTICA NO INEB, DA ASSEMBLÉIA DE DEUS DE MOGI MIRIM.
Abaixo seguem as respostas às questões sobre ética feitas em classe, no INEB: INSTITUTO DE ENSINO BÍBLICO.
I - Marque V para verdadeiro e F para falso.
____F____A Ética é relativa.
____F_____ Ética é tudo que é bom.
____F____A Ética não é relativa, mas seus princípios são.
___F______A Ética é absoluta e radical.
___V______A Ética, suas virtudes e seus princípios são: absolutos, imutáveis, universais, racionais e imateriais.
COMENTANDO:
1. A ética não é radical, pois o radicalismo anula o ser, desvaloriza os sentimentos quebrados, só valoriza o “olho por olho” e o legalismo.
2. A ética também não é tudo que é bom, pois isso seria individualizar a ética, seus princípios e suas virtudes. O bom depende da experiência, da cultura, dos costumes. O que é bom para mim não é bom para você que lê este artigo.
3. A ética não pode ser absoluta e seus princípios relativos, isso é incoerência, da mesma maneira que mangueira não pode produzir limão.
4. Só a última questão é verdadeira. Relativizar a ética é aceitar todos os pensamentos imorais, ações que contradizem a ética, com por exemplo, o aborto, etc.
II - SOBRE A ÉTICA E A FAMÍLIA Marque X na resposta correta, sendo que, no esquema, quem está acima está em primeiro lugar na escala de valor, e quem está embaixo, está em último lugar na escala de valor. É modelo bíblico de família.
1. O modelo é contrário a bíblia, pois coloca a família em último lugar. Este é o modelo espiritualista-místico-institucional, pois coloca a divindade e a religiosidade acima de tudo. A religiosidade não pode estar acima da família.
2. O modelo 2 também está errado pois coloca o trabalho acima da família. Este é o modelo místico-capitalista pois liga as coisas do espírito ao trabalho, e deixa em num plano abaixo a família.
3. O quarto modelo também está equivocado pois coloca o trabalho acima de tudo. É o modelo materialista-capitalista.
4. O quinto modelo é o modelo do PREGUIÇOSO, pois valoriza tudo nele, menos o trabalho. São pessoas que preferem “viver para Deus”, “pela fé”, mas trabalhar, jamais.
5. O modelo ideal e bíblico é o terceiro, pois coloca tudo nos seus lugares. Primeiro Deus, depois a família, depois o trabalho, e por fim a igreja. Quem coloca o trabalho acima da família, perde a família. Quem coloca a igreja acima do trabalho, perde o trabalho e não poderá contribuir, ofertar, ajudar o próximo, etc.
6. O TRABALHO - O trabalho é muito importante para o estudo da Ética. Por isso a preguiça, que não é uma virtude ética, é condenada em Provérbios, o livro da sabedoria e da ética.
a. No Brasil, a maioria dos evangélicos só pensam na seguinte ordem: Deus, igreja e família, ou Deus, família e igreja. NÃO PENSAM NO TRABALHO. Até parece que ele é algo errado, pernicioso. Mas o que seria da nossa família se nós não trabalhássemos? Por acaso os dízimos e as ofertas não são fruto do trabalho, consagrando assim o ato de trabalhar? Será que Deus não trabalha? “meu pai trabalha até agora, e eu trabalho também.” (João 5.17.
b. O trabalho é tão importante para Deus que ele não escolhe para a sua obra, preguiçoso, pessoas desocupadas, é só olhar o exemplo de Gideão, José, Davi. Eles trabalhavam.
c. Paulo disse, “...se alguém não quer trabalhar, não coma também.” 2 Tessalonicenses 3.10.
d. Por causa do valor que Deus dá ao trabalho, eu coloquei no modelo ideal bíblico, no tema ÉTICA, FAMÍLIA E TRABALHO, a seguinte ordem: Deus, família, trabalho e igreja.
e. Quando falo à igreja, não me refiro á espiritualidade, pois ela está contida em Deus que está em primeiro lugar. Me refiro às instituições religiosas, o que muitos confundem como o Ápice da obra de Deus. Na verdade, a obra de Deus transcende ao templo, começa na família, deve permear toda a sociedade. No templo SE DÁ A CELEBRAÇÃO DA OBRA DE DEUS E DA COMUNHÃO COM DEUS E COM OS IRMÃOS.
III - Marque X no conceito sobre ética mais coerente com os temas estudados em classe.
( ) Ética é o conjunto de todos os comportamentos dos homens e está de acordo com a cultura pessoal, familiar...
( ) Ética é a maneira do bem viver de acordo com aquilo que é ideal para as pessoas.
( X ) Ética é a análise do comportamento das pessoas, o estudo de como os seres humanos devem viver e o conjunto das virtudes universais e transcendentes como verdade, sabedoria, justiça, etc.
COMENTANDO
1. O parêntese 01 está errada, pois nos comportamentos humanos há imoralidade, pecados, etc. Está muito genérica a resposta. Também a ética não pode estar de acordo com a cultura pessoal e familiar, pois isso seria a destruição de todos os princípios da ética, seria a absolutização do relativismo ético, uma vez que há culturas pessoais e familiares que distorcem a ética totalmente.
2. O parêntese 2 também está errado pois muitas pessoas têm o erro, a corrupção, o pecado, a mentira, como comportamentos ideais. Isso também seria reducionismo, pois tiraria a ética do campo da transcendência e a colocaria no nível do conceito individual, logo, cada um teria a sua ética e teria que aceitar, obrigatoriamente, a ética do outro, ainda que fosse algo que discordasse.
3. O terceiro parêntese é o mais coerente com o que estudamos em sala de aula. Como problema da Filosofia e da Teologia, a Ética analisa os comportamentos, emite juízo de valor, etc. Como ideal transcendente que norteia os pensamentos, os comportamentos, a ética é universal, transcendente, e é o conjuntos de todas virtudes louváveis. Num outro momento falarei sobre a universalidade da Ética com mais detalhe, levando em consideração Romanos 2 e 3.
Até uma próxima oportunidade com respostas às outras questões levantadas em sala de aula.
Em Cristo.
Prof. e Evangelista João Moreno de Souza Filho.
jmorenofilho@yahoo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário