quarta-feira, 30 de novembro de 2016

O CHORO DE DEUS PELOS MORTOS DO CHAPECOENSE

Na última madrugada da segunda feira, 29 de novembro, o avião que levava o time do Chapecoense,que iria disputar a final da Copa Sul-Americana com o Atletico Nacional, em Medelín, caiu. No avião viajavam 77 pessoas, dentre elas jornalistas, cinegrafistas, e o time do Chapecoense, cuja maioria morreu nesse trágico acidente.

Há pessoas, por exemplo, que criticam Deus, porque ele não fez nada para impedir esta tragédia, como se Deus fosse responsável pelos erros humanos, pela  falta de manutenção de aeronaves, ou sabe-se lá qual foi as causas do acidente (fala-se inclusive em pane seca).
  
             Sobre os sentimentos divinos, afirmo que muitos têm ideias equivocadas sobre Deus. Esses equívocos deturpam o entendimento de como Deus age com os seres humanos. muitos pensam que Deus é desprovido de sentimentos, e o pior, um ser totalmente, absolutamente e eternamente sério.

             Reconheço que Deus não têm os sentimentos humanos, pois eles estão manchados pelo pecado, porém a Bíblia Sagrada refuta a ideia de que Deus é um ser sério que não tem um pingo de sentimentos.

             Um dos textos sagrados que revelam que Deus tem sentimentos positivos é Isaías 65.19. O contexto deste versículo mostra que Deus criará algo bom para o seu povo, e isso deixará seus servos felizes. Mas o que surpreende-me é o versículo 19 cuja informação mostra que o próprio Deus ficaria feliz com a felicidade de seu povo. Vejamos como ele está escrito:

             “Folgarei por causa de Jerusalém, exultarei no meu povo...”

             O Altíssimo usa os verbos folgar e exultar para mostrar todo o seu contentamento. Isso é grandioso porque hoje eu posso perceber que  Deus se alegra com a felicidade de seu povo. Eu posso imaginá-lo pulando de  de alegria no céu quando seu povo é abençoado.

             Mas surge uma pergunta: Se Deus se alegra com a felicidade do seu povo, Ele se entristece com as desgraças que atingem a humanidade?

             Bem, se eu afirmar que Deus só sente alegria e não tristeza, então ele é incompleto. Esse pensamento de que Deus não sente tristeza também pode ser refutado na Bíblia. Um dos textos que eu uso para isso se encontra em 2 Coríntios 7.10 que afirma que Deus produz tristeza naqueles que pecam. Ora, por acaso aquele que produz tristeza não se entristece? Esta pergunta é coerente com Salmo 94.9 que afirma: “Aquele que fez o ouvido, não ouvirá? E o que formou o olho, não verá?”

             Um outro texto que mostra, de uma maneira muito forte que Deus tem sentimento de tristeza é Ezequiel 33.11. Nele, Deus afirma pela sua vida que: “...Tão certo como eu vivo, diz o Senhor Deus, não tenho prazer na morte do ímpio.”

             Este texto deixa claro dois pontos:

1.       Quando o ímpio, que é o pecador da pior espécie, morre, Deus não tem prazer nesta morte.
2.       Se Deus não tem prazer, ele tem o que? Ele é neutro? Por acaso há ponto neutro em Deus? Por acaso há, no Altíssimo, algum ponto em que Ele não é nem uma coisa nem outra? Não, mil vezes não! Ele se entristece com a morte de um ímpio.

Diante desses textos sagrados, posso afirmar, com toda certeza, que se fosse possível juntar e medir a tristeza de todos os parentes das vítimas do trágico incêndio com o avião que levava o time do Chapecoense, a tristeza de Deus seria infinitamente maior do que toda a tristeza medida. Isso porque quem morreu nesta tragédia não foram somente muitas pessoas de bem, Deus não olha isso no ser humano, somente.  Deus olha para o coração. Deus olha para o ser humano como sua criatura, sua imagem e semelhança. Quem morreu naquele acidente foram:


1.       Dezenas de  pessoas criadas por Ele para representá-lo na terra e divulgar seu ideal ético;
2.       Dezenas  pessoas formadas por Deus com amor e carinho;
3.       Dezenas  pessoas que poderiam ser usadas por Deus para transformar as realidades injustas do Brasil e transformar corações feridos;
4.       Dezenas  jovens que tinham tudo para servir a outros seres humanos, filhos de Deus;

Assim como os parentes das vítimas desta tragédia, assim como os torcedores do Chapecoense, assim como todo o Brasil, o coração de Deus está partido, ferido pelas 71 mortes até agora confirmadas.

 São 71 feridas, 71 flechadas de tristeza no âmago do Criador. Além disso há os choros dos pais, os gemidos das mães, que tocam em Deus, deixam o Todo Poderoso entristecido. E essa tristeza não é tristeza de homem, mas uma tristeza divina, logo, uma tristeza eterna, infinita, incompreensível.

Agora eu tenho uma boa nova para os parentes desse trágico acidente: O Deus que se entristece é o Deus que se alegra, e ele quer que sua alegria, seu conforto, atinja ChapecóQuando a alegria divina voltar a correr nas ruas de Chapecó; quando a felicidade começar florescer em Chapecó,  então eu poderei afirmar que cumprir-se-á Isaías 65.19: Ele, o Altíssimo, se regozijará nos habitantes da cidade catarinense  e pulará de alegria com a felicidade dos irmãos de Chapecó.


NÃO DEIXEM DE LER, CLIKANDO NO LINK ABAIXO


Moradores de Chapecó recebam um beijo no coração de vocês, mas  um beijo do coração de Deus.

João Moreno de Souza Filho é,
Jornalista,
Professor de Teologia, Escritor,
Evangelista nas Assembleias de Deus
e  Psicopedagogo.